Fundação Florestal estende prazo de cadastro para participar do PSA Mar sem lixo

Pescadores interessados em participar da iniciativa devem se cadastrar junto às APAs Marinhas até 26 de maio

qua, 18/05/2022 - 17h48 | Do Portal do Governo

O prazo para os pescadores artesanais de arrasto de camarão se cadastrarem no projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo foi estendido. Agora, os interessados terão até o dia 26 de maio para fazer a inscrição junto às APAs Marinhas.

A iniciativa prevê pagamentos via cartão-alimentação, até R$ 600, em uma 1ª fase a pescadores que atuam nos municípios de Cananeia, Itanhaém e Ubatuba, nas APAs Marinhas Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte. O valor repassado dependerá do volume de lixo recolhido mensalmente pelos trabalhadores. No futuro, a ideia é expandir o projeto para mais municípios do litoral paulista.

Para o recolhimento do lixo serão disponibilizados Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs). Com o PSA Mar Sem Lixo, será possível criar um mecanismo de incentivo à remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho, uma vez que o lixo no mar é um problema antigo. Dentre os materiais frequentemente encontrados estão o plástico (sacolas de mercado, embalagens de produtos diversos), latas de bebidas, vidro, pneu, tecido dentre outros.

Parceiros do projeto

O Projeto PSA Mar Sem Lixo é uma iniciativa da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Coordenadoria de Saneamento e com os municípios de Cananéia, Itanhaém e Ubatuba.

São parceiros o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) vinculados à Sima, Colônias e Associações de pescadores e cooperativas de catadores.

Para saber mais, visite a página do PSA Mar Sem Lixo em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/psa-mar-sem-lixo/

Para efetuar o cadastro, acesse o link em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/cadastro-de-pescadores/