Fundação Florestal abre consulta pública sobre PSA da Palmeira Juçara

Objetivo é ouvir a sociedade sobre o modelo de Pagamento por Serviços Ambientais para remunerar comunidades quilombolas

qui, 18/11/2021 - 10h14 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias 18 e 22, a Fundação Florestal fará reuniões para discutir o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Palmeira Juçara, por meio de consultas públicas. O objetivo é ouvir a sociedade sobre o modelo de PSA criado pela instituição para remunerar comunidades quilombolas de cinco diferentes Unidades de Conservação: APA Quilombos do Médio Ribeira, RDS Lavras, RDS Barreiro-Anhemas, RDS Pinheirinhos e RDS Quilombos de Barra do Turvo.

A reunião ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira presencial e a segunda virtual. Na quinta-feira (18), ocorrerá o encontro presencial, às 13h, na Aldeia Cultural na cidade de Eldorado. Na segunda-feira (22), a reunião será no formato online, às 17h, podendo ser acessado em http://encurtador.com.br/gkpEQ. Ambas as inscrições devem ser feitas em https://forms.office.com/r/GkASrkZAcM.

De acordo com o Programa PSA Juçara, cada produtor selecionado receberá entre R$ 24.200 e R$ 36.300 ao longo de cinco anos, de acordo com a área a ser implantada. Além disso, é esperado que, por ano, 100 novos beneficiários integrem a iniciativa, somando 800 produtores ao longo dos dez anos de projeto e mais de 1.500 hectares de Palmeira Juçara plantados.

Para participar do projeto, além de ter propriedades nas áreas estabelecidas, os interessados firmarão o compromisso de não cortar nenhuma palmeira para obtenção do palmito por aproximadamente dez anos. Ele também deverá entregar algumas contrapartidas de baixo custo e de alto impacto ambiental. Os técnicos da Fundação Florestal ficarão responsáveis por fazer verificações periódicas e realizar o pagamento.

O edital na íntegra, com todas as informações, pode ser acessado em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/consulta-publica-do-psa/. Dúvidas ou contribuições podem ser enviadas pelo e-mail projucara@fflorestal.sp.gov.b

O Programa Juçara

O projeto é mais uma iniciativa do Programa Vale do Futuro, que conta com a participação da Fundação Florestal, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Instituto de Pesquisas Ambientais, Instituto Botânico, Ibama, universidades, prefeituras, entidades da sociedade civil, pequenos agricultores e comunidades tradicionais. O programa visa aumentar a população de Palmeira Juçara dentro de Unidades de Conservação de proteção integral e em propriedades, fomentando sua conservação e consumo sustentável.

Para saber mais, visite a página do Programa Juçara no site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/programas-e-campanhas/programa-jucara/.

Vale do Futuro

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.

Os 22 municípios da região mais vulnerável do Estado vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Um programa completo e de governança integrada. Acesse o site oficial do programa: https://www.valedofuturo.sp.gov.br

A Palmeira Juçara

A Palmeira Juçara é uma planta nativa da Mata Atlântica brasileira. Seu fruto tem alto valor nutricional e faz parte da cadeia alimentar para mais de 68 espécies da fauna silvestre.

Aves como tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, e mamíferos como cotias, antas, catetos e esquilos se beneficiam das suas sementes e frutos.

Em decorrência da exploração descontrolada para a retirada do palmito, a palmeira tornou-se restrita a poucas Unidades de Conservação e áreas protegidas particulares e atualmente corre sério perigo de extinção.