Fundação CASA de Araçatuba realiza 3º Festival Literário

Evento nesta quarta-feira (5) terá cordel gigante, poemas de Bráulio Bessa e lançamento da 3ª edição da obra “Diversidade nos Versos”

ter, 04/06/2019 - 18h09 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (5), o centro da Fundação CASA de Araçatuba, no interior paulista, promove a terceira edição do seu Festival Literário e tarde de autógrafos com os adolescentes em medida socioeducativa. Um dos destaques desta edição será a releitura, no formato de um cordel gigante, da cantiga “O Cravo e a Rosa”.

Estampada em páginas que medem 1,20 cm de altura por 60 cm de largura, a ciranda que rima sobre a briga entre as duas flores se transformou em uma ferramenta de combate à violência contra a mulher, e ganhou versos como “O Cravo foi violento e a Rosa foi denunciar”.

Além disso, o tema deste ano também presta homenagem ao poeta e cordelista Bráulio Bessa, um dos entrevistados no programa “Encontro com Fátima Bernardes”.

A diretora do centro, Renata Gonçalves, explica que a obra do escritor foi base do conteúdo trabalhado com os jovens. “Todos tiveram contato com os livros e, inclusive, os poemas do Bráulio serão declamados ao longo do evento”, disse.

O ponto alto do festival, porém, será o lançamento da terceira edição do livro “Diversidade nos Versos”, que conta com poemas escritos pelos adolescentes participantes do projeto “Viajando pela Leitura”, realizado de forma multidisciplinar pelos professores do ensino formal.

Este ano, a oficina trabalhou a questão da violência contra a mulher, como destaca a diretora Renata Gonçalves. “Com o objetivo de conscientizar, queremos espalhar esse debate para além da Fundação. Nosso objetivo é levar o cordel gigante e o livro de poesias para serem apresentados nas escolas”, conclui.

Para garantir que a mensagem será levada adiante, o centro irá distribuir versões em tamanho “de bolso” do “O Cravo e a Rosa” para as famílias dos adolescentes.