#FocaNoTrânsito: campanha atinge mais de 10 milhões de pessoas

Iniciativas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito serviram para alertar as pessoas sobre situações que resultam em acidentes

seg, 05/06/2017 - 13h44 | Do Portal do Governo

A campanha Foca no Trânsito fechou o mês de maio com mais de 10 milhões de pessoas atingidas pelas mensagens no Twitter, Facebook, outras mídias sociais e comerciais de TV. Nos vídeos, a Foca, personagem símbolo da campanha, interage com as pessoas em situações de deslize e que resultam na maioria dos acidentes no trânsito. Só no Facebook, os vídeos foram visualizados mais de 5 milhões de vezes.

Segundo o balanço da campanha, o mês de maio terminou com mais de 300 ações desenvolvidas com o apoio de prefeituras municipais, empresas privadas e sociedade civil. As iniciativas resultaram em pedágios educativos, palestras em escolas, panfletagens, operações de fiscalização do Programa Direção Segura e distribuição de kits de campanha.

A campanha foi especialmente criada para o Maio Amarelo – mês internacionalmente escolhido para sensibilizar as pessoas para a necessidade de segurança no trânsito. O conjunto de ações faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que conta com o apoio e participação de 145 prefeituras municipais, órgãos públicos estaduais, instituições da sociedade civil e empresas privadas.

O enfoque se baseou em dados do Infosiga-SP, apoio estatístico do Movimento Paulista pela Segurança no Trânsito, que indicam que 94% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas. Assim a campanha procurou chamar a atenção dos motoristas para algumas dessas situações por meio da personagem foca, inspirada em um popular meme das redes sociais.

As peças foram vistas por mais de 10 milhões de pessoas. No Facebook, os vídeos foram visualizados por mais de 5 milhões de pessoas, o equivalente à população da Nova Zelândia. Se você ainda não viu, aproveite para conferir aqui os vídeos e outras peças ligadas à campanha.