Filmes da atriz Viola Davis serão exibidos em mostra no MIS

Evento será realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com enfoque no trabalho da consagrada atriz norte-americana

sex, 02/03/2018 - 19h09 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quinta-feira, 8 de março, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realizará uma mostra de filmes da aclamada e premiada atriz norte-americana Viola Davis.

A mostra, que acontece entre os dias 6 e 8 de março e tem entrada gratuita, contempla longas como “Dúvida” (2008), “Histórias Cruzadas” (2011) e “Um limite entre nós” (2016).

Nos últimos anos, a atriz ficou popularmente conhecida pela série de TV “How To Get Away With Murder” (2015), na qual interpreta a advogada Annalise Keating. Viola começou sua carreira artística em 1996 e, desde então, viveu diversos papéis de peso e recebeu importante prêmios.

Mas o seu trabalho vai além das telas. Viola inspira muitas mulheres com seu ativismo, apoio a causas de empoderamento feminino e luta contra o racismo. Os ingressos para a mostra são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes de casa sessão na recepção do MIS (sujeito à lotação).

Programação completa Viola Davis

6 de março – terça-feira

18h | Lila e Eve – Unidas pela vingança/Lila & Eve (Dir. Charles Stone, EUA, 2015, Thriller, 94min, 16 anos)
O filho de Lila (Viola Davis) foi assassinado em um tiroteio. Quando ela começa a frequentar um grupo de apoio, conhece Eve (Jennifer Lopez), que também perdeu a filha. Como Lila segue insatisfeita com os resultados dos trabalhos da polícia, Eve a aconselha a procurar justiça com as próprias mãos. As duas embarcam em uma jornada de vingança, que acabará por afetar a recuperação das duas.

20h30 | Dúvida/Doubt (Dir. John Patrick Shanley, EUA, 2008, Drama, 104 min, Livre)
Bronx, 1964. Numa escola católica, o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) entra em confronto com a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), diretora da instituição que dirige com mão de ferro. Quando a ingênua irmã James conta à irmã Aloysius que o padre Flynn presta demasiada atenção a um dos rapazes, a diretora acredita ter descoberto o maior pecado e encontrado o que precisava para afastar o sacerdote. A irmã Aloysius não tem nenhuma prova, mas a dúvida que cerca o caráter do sacerdote faz com que a comunidade fique dividida.

7 de março – Quarta-feira

18h | A luta por um ideal/Won´t Back Down (Dir. Daniel Barnz, Canadá, 2012, Drama, 120min, 12 anos)
Jamie Fitzpatrick (Maggie Gyllenhaal) e Nona Alberts (Viola Davis) são duas mulheres completamente diferentes, mas que compartilham o mesmo desejo de fazer com que seus filhos tenham direito a uma educação melhor. Apesar da difícil missão, elas estão decididas a enfrentar todos os processos burocráticos e quaisquer desafios que impeçam suas crianças de frequentarem uma escola preparada para lhes darem a chance de um futuro melhor.

20h30 | Um limite entre nós/Fences (Dir. Denzel Washington, EUA, 2016, Drama, 139 min, 12 anos)
Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, o filme se passa nos anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de beisebol, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

8 de março – Quinta-feira

17h30 | Os suspeitos/Prisioners (Dir. Denis Villeneuve, EUA, 2013, Suspense, 153 min, 16 anos)
Depois que sua filha de seis anos e uma amiga dela são sequestradas, Keller Dove, um carpinteiro de Boston, enfrenta o departamento de polícia e o jovem detetive encarregado do caso para fazer justiça com as próprias mãos.

20h | Histórias cruzadas/The help (Dir. Tate Taylor, EUA, 2011, Drama, 146 min, 12 anos)
O filme é ambientado na pequena cidade de Jackson, no Mississipi, na década de 1960. É onde mora Skeeter (Emma Stone), uma garota recém-formada, que sonha em ser escritora. Para isso, ela coloca a cidade de cabeça para baixo quando decide fazer uma pesquisa e entrevistar as mulheres negras da cidade, que abandonaram suas vidas para cuidar das famílias do sul e criar os filhos da elite branca – da qual Skeeter faz parte. A garota consegue o apoio de Aibileen Clark (Viola Davis), que trabalha na casa da melhor amiga de Skeeter, e concede a primeira entrevista à futura escritora. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Programação Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a entrada para as exposições do MIS será gratuita. O público pode conferir “Quando o cinema se desfaz”, de Solon Ribeiro, que traz vídeos e instalações com base em fotogramas de filmes clássicos das décadas de 1920 a 1960 e “Amazônia lado B”, de Fernanda Frazão, primeira mostra do Nova Fotografia 2018.

Completa a programação o show da cantora Ana Muller, que se apresenta no dia 9 de março, dentro do programa Estéreo MIS. Os ingressos (R$ 14, inteira, e R$7, meia) começam a ser vendidos nesta sexta-feira (2).