Ocupa Pacaembu: sábado tem goleada de atrações gratuitas

Museu do Futebol recebe ação inédita que se estenderá pela Praça Charles Miller e o Estádio do Pacaembu

sex, 25/08/2017 - 17h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
São tantas atrações que o festival irá além das dependências do museu

Neste sábado (26), das 10h às 20h, acontece o Festival Ocupa Pacaembu, uma ação inédita do Museu do Futebol. O evento tem atrações gratuitas para diferentes idades e será realizado em colaboração com coletivos de artistas, empreendedores, ativistas culturais e times de futebol das periferias paulistanas.

São tantas atrações que o festival irá além das dependências do museu. Muitas atividades serão realizadas no Estádio do Pacaembu e na Praça Charles Miller, em frente ao estádio. Ocorrerão ainda intervenções de diversas linguagens artísticas oriundas dos quatro cantos da cidade.

Na programação oficial, com horário determinado, terá torneio de futebol de rua, sarau de poesia, feira de economia solidária, troca de livros, oficinas de lambe-lambe, além de apresentações musicais e audiovisuais.

A iniciativa é parte da 7ª Edição do Estéticas das Periferias, evento promovido pela ONG Ação Educativa em construção conjunta com inúmeros coletivos culturais e entidades da cidade de São Paulo. A novidade para 2017 é a concentração d as atividades relacionadas a futebol no Museu, que realizou a co-curadoria do Festival.

Pela manhã, o público poderá fazer uma visita educativa ao Estádio e ao Museu, que terá entrada gratuita e horário estendido até as 20h (com entrada até às 19h).  Às 12h, na Sala Grande Área (térreo do Museu), haverá oficinas de lambe-lambe em papéis e roupas, cartões postais e pintura em latas de spray. O público poderá trazer até roupa para customizar nas oficinas.

A partir das 12h, no espaço do Restaurante do Museu do Futebol, o Flor Café, haverá a Feira de Economia Solidária e Futebol, com a venda de livros de futebol, jogo de futebol de mesa, artesanatos, produtos orgânicos, cervejas artesanais e camisas de futebol de times amadores.

O Instituto Vila Fundão, Pioneer da Vila Guacuri, Botões Clássicos e Capão Cidadão são alguns dos expositores confirmados na Feira. O grupo Amigas do Samba irá animar o Restaurante Flor, que terá ainda um cardápio especial, com feijoada.

O torneio de futebol de rua tem início marcado para 14h, na Praça Charles Miller. Organizado por mediadores da Rede Paulista de Futebol de Rua, o campeonato conta com 16 times, que carregam, além de dribles, bandeiras de lutas sociais, como o combate ao preconceito racial e à homotransfobia.

O time de homens trans “Meninos Bons de Bola”, que completa seu primeiro aniversário, será homenageado no Festival. O torneio terá a participação especial da equipe de poetas do Narra Várzea, que narram o jogo com muita música e poesia, dando suingue especial para os jogos.

A partir das 18h começam as exibições na área dedicada ao Cine na Praça. As atrações começam com a projeção de fotos reunidas na campanha “Minha memória no Museu”, que visa a homenagear o Estádio do Pacaembu, símbolo do futebol na cidade de São Paulo.

Na sequência, ocorrerá o Sarau Varzeano, aberto a artistas, boleiros e interessados em poesia e futebol. A programação encerra-se com a exibição do filme “Várzea – A bola rolada na beira do coração”, de Akins Kintê.

Merecem destaque três ações preparatórias, que servem de aquecimento para o Festival: a primeira delas é o convite para que público contribua com sugestões musicais para serem tocadas no dia do Festival. Para isso, basta acessar a playlist colaborativa ‘Estéticas Periféricas FC’ no perfil do Museu do Futebol no Spotify.

A segunda é o engajamento para a campanha “‘Minha memória no Museu”, por meio da qual o público poderá enviar fotos relacionadas ao Estádio do Pacaembu, de qualquer época. Vale tudo: concentração de torcedores na Praça, partidas de futebol, pastel na feira, primeira visita ao campo, shows e etc. O material selecionado será projetado durante o Festival, integrado ao acervo do Museu do Futebol e exibido nas redes sociais.

E, por fim, os artistas do Ocupa Coletivo darão início à criação de um mural de lambe-lambe de 14 metros na Passarela que liga o setor leste com oeste no Museu do Futebol, que pode ser acompanhada por meio da hashtag #ocupapacaembu, nas redes sociais do Museu.

Veja abaixo a programação completa do Festival Ocupa Pacaembu.

Sobre o Estéticas das Periferias

Idealizado pela Ação Educativa, o Estéticas das Periferias mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas da capital paulistana por uma semana, exaltando a produção cultural das periferias. A 7ª edição ocorre de 25 de agosto a 03 de setembro e reúne mais de 90 atividades em 17 territórios da cidade de São Paulo. A curadoria da programação construída de modo colaborativo, com a participação de mais de 30 coletivos e instituições culturais.

Desde a primeira edição, foram 450 apresentações artísticas, 145 debates, mais de 150 espaços culturais e um público estimado em mais de 83 mil pessoas. Em 2017, o “Estéticas das Periferias” será, pela primeira vez, patrocinado: a Oi Futuro e a Jontex são as patrocinadoras oficias do evento por meio do ProAC-ICMS, além de contar com apoio de diversos parceiros, entre eles a Via Varejo, que apoiou o Estéticas em outras edições. O Museu do Futebol participa do evento desde 2013, sempre unindo o futebol às linguagens artísticas. A edição de 2017 será a primeira com a concentração de atividades sobre futebol no Estádio do Pacaembu.

serviço

Festival Ocupa Pacaembu

Dia 26/8 – Museu do Futebol, Praça Charles Miller e Estádio do Pacaembu
10h às 20h*: Visitação ao Museu do Futebol (*Entrada até 19h)
11h às 12h30: Visita Educativa ao Estádio do Pacaembu e Museu
12h: Oficina de Lambe-Lambe com Ocupa Coletivo – Sala Grande Área
12h: Apresentação de Capoeira com o grupo Projete Liberdade – Em frente à sala Osmar Santos
12h: Início da feira de Economia Solidaria e Futebol – Em frente ao Restaurante Flor Café
12h30: Apresentação Musical da Roda Amigas do Samba  – Em frente ao Restaurante Flor Café
14h: Início do Torneio de Futebol de Rua com Narra Várzea  – Praça Charles Miller, em frente à fachada do Estádio
14h: Oficina de Cartão Postal – Área interna do Museu, no cantinho inspirar
14h: Clube de Leitura Página Viada – Área interna do Museu, na biblioteca do CRFB
15h: Troca de livros de futebol – Área interna do Museu, na biblioteca do CRFB
16h: Oficina “Afeto na Lata”, com Helder Holiveira  – Área interna do Museu, Sala Grande Área
18h: Projeção das fotos da campanha Minha Memória no Museu – Portão principal do Estádio
18h: Sarau Varzeano – Portão principal do Estádio
20h: Cine Praça Exibição do longa “Várzea: A Bola Rolada na Beira do Coração”, de Akins Kite (60min) – Portão principal do Estádio