Festival cine MIS seleciona filmes inéditos para exibição gratuita

Diretores e produtores podem inscrever seus trabalhos na Convocatória 2020-2021, a partir desta terça (31), no site do MIS

ter, 31/08/2021 - 9h03 | Do Portal do Governo

Cineastas de todo o Brasil, amadores ou não, têm a oportunidade de exibir seus filmes no Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A Convocatória do Festival Cine MIS 2020/2021 tem por objetivo criar um espaço de lançamento e difusão de filmes nos gêneros ficção, documentário e animação, captados em qualquer formato, sem limite de duração (curtas, médias e longas-metragens) e que ainda não tenham sido exibidos em circuito comercial.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 31/8 até 19/9 no site do MIS. As exibições dos filmes selecionados serão feitas em dezembro de 2021, no Auditório MIS (a mostra poderá ocorrer no formato on-line por critérios de saúde sanitária). As sessões serão gratuitas, abertas ao público, e contarão com divulgação realizada pelo Museu.

#MISemCasa

Ainda nesta semana, a programação virtual do MIS apresenta: o Videoartepapo, com Janaina Wagner, na quinta-feira; Bate-papo de Cinema Pontos MIS, em parceria com Belas Artes À La Carte, com o filme Eva não dorme, no sábado.

Exposição Registros da Inclusão

O público também confere uma nova exposição presencial na sede do MIS, com entrada gratuita: “Registros da Inclusão”, realizado pelo Instituto Olga Kos (IOK) em parceria com o renomado fotógrafo e jornalista, Rogério Reis. Ao todo, estarão expostas cerca de 26 fotografias, sendo 12 de trabalhos do artista (acervo que foi doado ao Instituto Olga Kos), e outros 14 desenvolvidos em oficinas inspiradas em trabalhos de Reis, realizadas com beneficiários da iniciativa. As oficinas foram ministradas por fotógrafos do IOK, que mergulharam nos trabalhos de Rogério Reis e desenvolveram diferentes temas e técnicas com os participantes. A exposição fica em cartaz de 2 a 15 de setembro, no Espaço Expositivo Térreo do Museu, e tem entrada gratuita.

Programação #MISemCasa | YOUTUBE MIS

02.09 | Quinta-feira | 19h – ao vivo | Videoartepapo – Janaina Wagner

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. Nesta edição, a convidada é Janaina Wagner, que desenvolve seus trabalhos em diversas mídias, como vídeo, fotografia, livro, desenho, instalação, cenografia e pintura, para falar sobre as relações de limite, controle e contenção que o homem estabelece com o mundo.

14.08 | Sábado | 18h – ao vivo | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Eva não dorme

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições gratuitas de filmes seguidas de debates ao vivo no canal do Museu no YouTube, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Esta edição, que acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte*, apresenta Eva não dorme (dir. Pablo Aguero, Argentina, 2015, 85 min, 12 anos), filme estrelado por Gael García Bernal sobre a argentina Eva Perón e a tentativa de alguns ditadores de apagar seu legado da memória do povo. O filme pode ser acessado gratuitamente por meio deste link (das 11h de 2/9 até 4/9) e o bate-papo ao vivo sobre o filme acontece no canal do MIS no YouTube e conta com a participação do cineasta e pesquisador Bruno Cucio e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro na mediação.

*O público que assistir ao filme receberá, após a sessão, um cupom para acesso por 01 (um) mês gratuito na plataforma Belas Artes à La Carte.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32.

Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para diversos cursos on-line. São opções nas mais variadas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, escrita criativa, geek, história da arte e música. Condições especiais: os interessados em participar de mais de um curso agora ganham abatimento nos valores com combos de desconto. E todos os idosos, a partir dos 60 anos, têm 50% de desconto em cada inscrição. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos.