Férias de verão: Confira os documentos antes de viajar

Carteira de identidade deve estar atualizada; Poupatempo emite segunda via do RG em até cinco dias úteis, já a primeira via em até 10 dias

ter, 19/12/2017 - 8h18 | Do Portal do Governo

As férias de verão estão chegando e nada pode atrapalhar os merecidos momentos de descanso. Então, antes de embarcar ou pegar estrada, verifique todos seus documentos e os da sua família.

Vai conhecer outros Estados brasileiros? Saiba que é necessário estar com o RG em mãos para seguir viagem. Os documentos devem ser recentes, ou seja, é preciso que a foto retrate seu rosto atual. Por isso, se você é adulto e seus documentos são de quando você era criança, é preciso atualizar.

Para emitir o documento, basta ir a uma unidade do Poupatempo. É possível agendar o atendimento pelo celular, por meio do aplicativo SP Serviços, ou pelo site do Poupatempo, com a ajuda do atendente virtual, o Poupinha.

O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade é de até cinco dias úteis. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo -, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

As férias deste ano são em algum país vizinho? Ótimo! Brasileiros podem conhecer países do Mercosul apenas com a Carteira de Identidade. Mas, para isso, a data de emissão não pode ser superior a dez anos.

Há empresas aéreas que já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.

#OperaçãoVerãoSP