Feira gastronômica da Etec Santa Ifigênia começa nesta sexta-feira (17)

Visitantes poderão comprar itens artesanais e provar pratos em food trucks; evento tem programação até domingo (18)

sex, 17/05/2019 - 13h03 | Do Portal do Governo

A terceira edição da GastroEtec, feira gastronômica da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, começa nesta sexta-feira (17) e segue até domingo (18), na sede da unidade, localizada na região central da Capital. A programação do evento inclui cerca de 40 workshops e 10 palestras sobre temas atuais para quem é profissional da área ou simplesmente gosta do assunto.

O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições beneficentes.

Além da comida, o conhecimento sobre bebidas como vinho, cerveja e café também serão abordados. Os visitantes poderão comprar itens artesanais na feirinha de produtores e provar os pratos servidos nos food trucks da praça de alimentação.

Entre os palestrantes estão confirmados o chef Carlos Ribeiro, autor do livro “Comida de Santo que se Come”, que falará sobre os sabores presentes no culto aos orixás. Já Juliana Massimo Feres vai abordar a criação de abelhas sem ferrão no Brasil.

A professora Apolyana Tenório fará a abertura da feira, destacando a receita de uma tradicional galinhada brasileira. O fechamento fica por conta da chef Luiza Saliba, do restaurante Rota do Acarajé, celebrando mais uma vez a cozinha nacional.

“Teremos expositores mostrando o que o País tem de melhor, com produtos típicos do Norte do Brasil, um deles direto da Ilha de Marajó, e produtores do interior de São Paulo”, conta o organizador e professor da Etec, Gustavo Castro. “A valorização da nossa cozinha é uma tendência e a cada dia buscamos mais exaltar e prestigiar nossas raízes e criações”, afirma.

Confira aqui a programação completa. O acesso do público aos workshops e palestras da GastroEtec será por ordem de chegada, de acordo com o limite de vagas estabelecido para cada atração.

Estudantes

Além dos visitantes, os alunos da Etec Santa Ifigênia também terão a oportunidade de vivenciar a dinâmica da atuação profissional durante o evento. Os estudantes de todos os cursos vão atuar como voluntários, auxiliando os profissionais nas produções culinárias, na recepção e organização da feira e nos bastidores. As fotos serão uma contribuição dos alunos da Etec de Carapicuíba.