Fatec Tatuí cria app gratuito para calcular doses de medicamentos

Mais de 15 mil downloads do aplicativo já foram feitos em todo o Brasil; sistema está disponível para plataforma Android

qui, 06/06/2019 - 17h43 | Do Portal do Governo

Desenvolvido por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí, o aplicativo CalcMedic faz o cálculo exato da dosagem dos medicamentos, o que garante mais segurança e agilidade no atendimento de pacientes.

Os profissionais de saúde agora podem contar baixar gratuitamente o app, que está disponível para a plataforma Android. Mais de 15 mil downloads do aplicativo já foram feitos em todo o Brasil.

Os criadores do CalcMedic são tecnólogos formados pela Fatec que agora estão cursando a segunda graduação na mesma unidade. Bruno Gonçalves é aluno do curso superior tecnológico de Gestão Empresarial. Lucas Valario faz Gestão da Tecnologia da Informação.

Vantagens

A ferramenta facilita o trabalho do profissional responsável pela conversão das fórmulas prescritas por médicos e administrá-las nos pacientes. Entre os recursos disponíveis nessa primeira versão do app, estão taxa de gotejamento, volume da medicação, concentração de gotas, conversão de comprimido para gota, medicação por peso e diluição de medicamentos.

A ideia surgiu da conversa entre Lucas e a namorada, Caroline, que é estudante de Enfermagem. Ela comentou que uma tecnologia desse tipo poderia aumentar a precisão e auxiliar na administração dos medicamentos. Lucas identificou nessa sugestão uma demanda potencial para a área de saúde.

Os criadores conseguiram apresentar a primeira versão do aplicativo duas semanas depois. “Agora, estamos fazendo ajustes e trabalhando na atualização dessa plataforma de acordo com os feedbacks que recebemos. A próxima etapa será desenvolver a interface do app para o sistema iOS”, salienta Bruno Gonçalves.

Testes

A plataforma foi testada em estudos de casos por estudantes e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Na avaliação do aluno do oitavo semestre Welinton Camargo, a funcionalidade e rapidez dos cálculos do aplicativo superam outros já existentes no mercado.

“Além de gratuito, o app não tem anúncios, o que torna a plataforma mais leve e agiliza os cálculos das fórmulas médicas”, diz. “Esse tempo ganho permite que o profissional dedique mais atenção ao paciente. O maior benefício dessa tecnologia é a sua capacidade de humanizar o tratamento”, completa o estudante.

Outro diferencial do CalcMedic que contribui para a agilidade do serviço é que todas as funcionalidades estão no mesmo ambiente. Segundo Welinton Camargo, as plataformas existentes atualmente não são multifuncionais. Isso significa que, para mudar da função de dosagem por peso para o comando de taxa de gotejamento, por exemplo, o profissional de saúde precisa usar várias plataformas.

Apresentação

Para divulgar a novidade, os criadores participaram do Circuito de Tecnologia da Fatec Tatuí, que ocorreu em 27, 28 e 29 de maio. Apresentado pela primeira vez na 12ª edição da Feira de Tecnologia do Centro Paula Sousa (Feteps), em 2018, o CalcMedic foi selecionado entre os trabalhos finalistas do evento.

A plataforma já foi testada na unidade Estratégia Saúde e Família (ESF) de Tatuí e está em aplicação também em hospitais, postos de saúde e em instituições de ensino dos Estados de São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

Segundo a professora do curso superior tecnológico de Gestão de Tecnologia da Informação da Fatec Patrícia Moreno, a equipe envolvida no projeto está surpresa com a boa aceitação do CalcMedic.

“Esse é um exemplo emblemático de como podemos estimular o empreendedorismo e a criatividade nos nossos alunos. Primeiro, eles identificaram a oportunidade de melhoria do serviço de controle da dosagem dos medicamentos e buscaram a solução. Os alunos criaram uma plataforma digital intuitiva e gratuita, que aumentou a precisão e rapidez”, conclui.