Alunos da Fatec Pinda criam app para reciclagem de materiais

Desenvolvida em parceria com outras faculdades, startup Você Recicla conecta catadores a empresas geradoras de resíduos

seg, 22/04/2019 - 14h53 | Do Portal do Governo

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Pindamonhangaba, a 150 quilômetros da capital, desenvolveram uma ferramenta que auxilia na coleta e destinação de resíduos para reciclagem.

O aplicativo Você Recicla, concebido em parceria com estudantes de outras três universidades, já está em atividade no município, com a perspectiva de expansão para outras cidades do Vale do Paraíba no segundo semestre.

A ideia inicial foi de Rodrigo Rocha, ex-aluno do curso superior tecnológico de Tecnologia em Processos Metalúrgicos. No início, o objetivo de seu grupo era criar um processo de certificação de sucata para que as cooperativas de reciclagem tivessem maior valor agregado de seus materiais. Porém, o projeto não ganhou força.

“Depois que nossa primeira iniciativa não deu certo, identificamos demandas para propor modelos de negócio sintonizados com a sociedade. Assim nasceu o Você Recicla, que atende a essa demanda e oferece uma alternativa para o destino de resíduos no município”, explica o aluno do curso superior tecnológico de Tecnologia de Gestão de Negócios e Inovação (GNI) da Fatec e um dos sócios do empreendimento, Abner Augusto Barbosa.

O projeto foi gestado na Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza – Inova CPS. A proposta dessa iniciativa é ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar suas ideias inovadoras em startups.

Entre os objetivos do Você Recicla estão o uso da tecnologia para gerar oportunidades para catadores de materiais recicláveis e a redução do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário diariamente.

Para começar a utilizar o programa,  é só baixar o aplicativo e decidir o horário e local em que deseja ser atendido por um coletor. A partir daí, a ferramenta irá informar ao usuário o tipo de coleta (orgânica ou seletiva) e horário em que o veículo passará pelo endereço informado, em tempo real.

Reciclagem no Brasil

Para embasar a criação do aplicativo e o desenvolvimento do negócio, o grupo pesquisou a situação da geração e destinação de resíduos no Brasil. Segundo dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), que reúne pesquisa sobre reutilização e coleta de resíduos, são reciclados apenas 3% dos resíduos gerados no Brasil, movimentando R$ 12 bilhões por ano na economia do País.

Além disso, o mercado consumidor brasileiro é o terceiro maior gerador de resíduos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão.

Você Recicla abriu o período para cadastro de catadores e outras pessoas que desejem complementar a renda por meio do recolhimento de materiais. O app está disponível para usuários de Android e também pode ser acessado pelo site.