Fatec Mogi Mirim seleciona projetos para o Arduino Day

Prazo de inscrição pela internet termina em 8 de abril; podem participar equipes de até três componentes

dom, 04/04/2021 - 13h58 | Do Portal do Governo

Estudantes matriculados nos Ensinos Médio, Técnico e Superior, da região de Mogi Mirim, têm até 8 de abril para se inscrever pela internet no Arduino Day – Mostra e Competição de Projetos Desenvolvidos em Plataforma Arduino. Promovida pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Arthur de Azevedo, a iniciativa online, que será realizada no dia 8 de maio, tem a proposta de celebrar a plataforma de prototipagem microcontrolada e reunir profissionais da tecnologia, criadores e entusiastas para o compartilhamento de experiências e aprendizados.

A plataforma Arduino ajuda no desenvolvimento de projetos de eletrônica e programação, de forma simples e funcional. Quando comparado a outros sistemas de função semelhante, o Arduino se destaca pela facilidade de uso.

A data será celebrada na Fatec com uma competição de projetos baseados na plataforma, com a temática desenvolvimento urbano e industrial, focando em inovações que impactem a sociedade e beneficiem o município ou as indústrias da região, contribuindo com o projeto Mogi Mirim nos Trilhos do Desenvolvimento, da Agência de Desenvolvimento Regional.

Os trabalhos podem ser inscritos por equipes de até três componentes, que devem preencher as fichas com as declarações dos participantes, o formulário de autorização (caso sejam menores de 18 anos) e enviar um vídeo de apresentação com o relatório do projeto. Os interessados podem escolher duas modalidades de inscrição: simulação ou implementação.

Os inscritos na primeira modalidade devem apresentar um projeto desenvolvido em simulador online para Arduino. Na outra, os alunos precisam implementar um protótipo, com hardware Arduino. Nos dois casos, os estudantes concorrerão nas categorias de nível médio, técnico, superior externo e superior interno. Esta última categoria é válida exclusivamente para estudantes matriculados nos cursos superiores de tecnologia da Fatec Mogi Mirim.

Projetos desenvolvidos em Iniciações Científicas e como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) também podem ser inscritos, desde que sejam implementados com o uso da plataforma Arduino e tenham relação com a temática do evento.

Os trabalhos serão avaliados, passarão por uma seleção e a confirmação dos aprovados será feita por e-mail, no dia 30 de abril. Os selecionados apresentarão os projetos online, no dia 8 de maio. Os melhores de cada categoria, em ambas as modalidades, serão premiados.

Para conhecer o edital detalhado do evento, acesse o link.