Fatec Mogi Mirim abre inscrições para Olimpíada de Robótica

Prazo para fazer o cadastro online vai até 25 de abril; evento terá disputas e corrida entre robôs autônomos criados por alunos

ter, 02/04/2019 - 19h52 | Do Portal do Governo

As inscrições para a primeira Olimpíada Regional de Robótica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, exclusivamente online, vão até 25 de abril. As provas serão realizadas em equipes. Cada participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, programado para 25 de maio, das 8 às 13 horas. Outras informações estão disponíveis no edital.

A competição tem como objetivo estimular o interesse pela robótica entre estudantes dos Ensinos Médio, Técnico, Profissionalizante e Superior , além de incentivar a criação de projetos multidisciplinares e promover o entrosamento entre os competidores.

Cada equipe inscrita precisa pesquisar, projetar, construir e programar seus próprios robôs usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos. Todos os robôs devem ser móveis e autônomos (capazes de navegar pelo ambiente sem interferência humana), não sendo permitida a alimentação de energia por meio de cabos.

Segundo o professor do curso de Mecatrônica Industrial da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Rezende da Silva, a criação do robô deve contar com o apoio de um educador. “A dica para quem deseja participar da olimpíada é buscar um orientador para ter informações quanto ao uso da plataforma Arduíno, de forma que que a ferramenta possa ser usada com sucesso”, explica.

A competição tem dois tipos de modalidades: circuito de obstáculos, com desafios que devem ser cumpridos pelo robô, e prova de arrancada, uma corrida em linha reta entre dois robôs. As equipes inscritas serão enquadradas nas categorias Nível 1 (formadas por alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Profissionalizante) e Nível 2 (Ensino Superior).

Segundo Silva, o evento é inspirado na Olimpíada Brasileira de Robótica e busca integrar alunos de diferentes cursos da Fatec. “Esse tipo de competição chama a atenção para o trabalho que está sendo promovido pela faculdade e para as diversas possibilidades de interdisciplinaridade presentes no desenvolvimento de um projeto como esse”, afirma o professor.

Acompanhe as novidades da olimpíada pela página da competição no Facebook.