Fatec Jundiaí oferece curso inédito em parceria com a Siemens

Inscrição acaba hoje (22); conceitos aprendidos no curso atendem projetos criados dentro do conglomerado industrial alemão

qua, 22/07/2020 - 12h15 | Do Portal do Governo

Entre as novidades do Vestibular para o segundo semestre de 2020 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), está o curso superior tecnológico de Sistemas Embarcados. São 40 vagas abertas no período da manhã, em Jundiaí. As inscrições para o processo seletivo acabam hoje às 15 horas, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br.

A Siemens foi parceira na elaboração do conteúdo e capacitação de professores. Além disso, estudantes poderão aplicar os conhecimentos e conceitos aprendidos no curso em projetos reais desenvolvidos dentro do conglomerado industrial alemão.

“Um grande diferencial dessa nova opção de formação superior é a possibilidade de testar a competência dos nossos alunos diante das exigências reais do setor produtivo”, ressalta o coordenador do curso, Cláudio Oliveira.

Nesta quarta-feira (15), um encontro virtual ao vivo reúne o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o gestor da Unidade de Desenvolvimento da prefeitura da cidade, Messias Mercadante; o CEO da Siemens Brasil, Sergio Jacobsen; o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves; o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon; e o coordenador do curso na Fatec, Cláudio Oliveira na apresentação oficial da nova graduação oferecida pelas Fatecs.

Sistemas Embarcados pode remeter à ideia de carros sem motorista ou aviões pilotados à distância. Mas a graduação inédita aborda conhecimentos e habilidades de diversas áreas e aplicabilidades, dos mais sofisticados processos de produção que envolvam pouca interferência humana (indústria 4.0, robótica e IoT – sigla em inglês para internet das coisas) até funcionalidades muito mais próximas do cotidiano (automação residencial e predial).

“O tecnólogo em Sistemas Embarcados tem possibilidades profissionais ilimitadas, uma vez que praticamente tudo está sendo automatizado, desde procedimentos domésticos até os mais sofisticados processos de fabricação mecânica”, avalia Oliveira.

“Ele pode trabalhar automatizando equipamentos de segurança em casas, por exemplo, ou toda a colheita de uma propriedade rural de grande porte.” O Guia das profissões tecnológicas traz mais informações sobre Sistemas Embarcados e demais 80 cursos superiores tecnológicos oferecido pelas Fatecs.