Fatec Pompeia utiliza drones no curso de Big Data no Agronegócio

Nova tecnologia fornece informações precisas: agricultor pode tomar decisões específicas para cada área e até controlar o número de mudas

qua, 29/03/2017 - 11h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Seis novos aparelhos DJI Phantom 3 Advanced (drone) serão utilizados pelos alunos da Fatec

Os veículos aéreos não tripulados (Vants) se tornaram uma nova ferramenta de ensino da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia. Seis novos aparelhos DJI Phantom 3 Advanced, os chamados drones, estão sendo utilizados pelos alunos do curso superior de Tecnologia em Big Data do Agronegócio.

Durante as aulas, tarefas multidisciplinares estimulam desafios entre os estudantes. Essa nova tecnologia aérea está cada vez mais presente no mundo do agronegócio. Com a coleta das imagens geradas pelos Vants, o agricultor pode tomar decisões específicas para cada área e até controlar o número de mudas.

A ideia é criar um algoritmo para processar informações. E com a visualização do alto, são levantadas as condições dos locais de plantação e a quantidade de mudas e espécies na área. Também é um ganho na identificação de doenças, análises de falhas de plantio, entre outras finalidades.

Drones
Os drones foram batizados com esse nome devido ao zumbido que produzem, em referência à palavra “zangão” em inglês. Desenvolvidos para atuar inicialmente em ações militares, os Vants aos poucos foram ganhando vários outros nichos do mercado.