Fapesp amplia prazo para submissão de propostas a edital voltado à COVID-19

Seis projetos já foram aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; limite para envio é 22 de maio

qui, 07/05/2020 - 13h16 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agência Fapesp/Timpel

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) já selecionou seis projetos submetidos por startups e pequenas empresas ao edital Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologias para Produtos, Serviços e Processos para o Combate à COVID-19.

As propostas aprovadas somam R$ 6 milhões, de um total disponível de R$ 20 milhões. Assim, como previsto originalmente, foi aberta uma segunda etapa de apresentação de propostas ao edital com prazo até 22 de maio.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

As empresas que tiveram suas propostas recusadas na primeira etapa podem redesenhar o projeto com base no parecer do assessor da Fapesp responsável pela análise e submetê-lo novamente à avaliação.

O edital oferece, no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe-Fase 3), em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), uma linha especial de financiamento a startups e pequenas empresas dispostas a aplicar ou escalonar processos ou produtos inovadores relacionados à doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), como kits diagnósticos, ventiladores pulmonares e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros.

Projetos aprovados

A Timpel terá o apoio da Fapesp para escalonar a produção e colocar no mercado um equipamento de tomografia por impedância elétrica para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória e necessidade de ventilação artificial em decorrência da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O equipamento foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Temático apoiado pela Fapesp e conduzido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) pelo pesquisador Marcelo Amato.

A Setup Automação e Controle de Processos desenvolverá ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo, testes funcionais e calibração automatizada. A empresa já contou com apoio do Pipe-Fapesp (Fase 2) para desenvolver um sensor de medição de alta precisão para as linhas de luz do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. Tecnologia semelhante será agora empregada nos ventiladores pulmonares.

A Cellco Biotec do Brasil produzirá kits diagnósticos para a detecção de COVID-19 pelo método RT-PCR multiplex, com resultados em tempo real. A empresa já tem apoio da Fapesp e da Finep, no âmbito do Pipe-Pappe Subvenção, para desenvolver processo de produção de DNA polimerases – enzimas empregadas na manipulação in vitro do material genético – para a produção de reagentes básicos de biologia molecular.

A Isgame, startup de programação de games para idosos apoiada pelo Pipe-Fapesp (Fase 2), contará com recursos para adaptar sua tecnologia ao monitoramento e à manutenção da saúde física e mental de idosos em quarentena e no período pós-quarentena.

A Opto Tecnologia Optrônica, empresa especializada no desenho e fabricação de sistemas optrônicos para produtos e soluções aeroespaciais, de defesa e industriais, desenvolverá um sistema de identificação do estado febril em pessoas por meio de imagens nos espectros visível e termal. A empresa tem apoio do Pipe-Fapesp (Fase 2) para o desenvolvimento de sistema embarcado para correção de espalhamento pontual em satélites miniaturizados.

A Biolinker Biologia Sintética, empresa que sintetiza e avalia potencial terapêutico de proteínas, desenvolverá um diagnóstico sorológico de baixo custo e alta performance. A empresa já teve o apoio da Fapesp para otimizar a biossíntese de proteínas e conta com recursos do Pipe para desenvolver um sistema miniaturizado e integrado para a otimização de campos magnéticos que será empregado no processo lab-on-chip.