Falso auditor fiscal é preso aplicando golpe em leilão da Receita

Esquema usa sites de vendas na Internet e até ação de campo, simulando acordo entre comprador e o falso auditor da Receita Federal

qua, 27/02/2019 - 19h16 | Do Portal do Governo

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prendaram dois dos principais articuladores de uma quadrilha especializada em aplicar o “golpe do leilão da Receita”. O esquema usa sites de vendas na Internet e até uma ação de campo, quando os detido simulam um acordo entre comprador e o auditor fiscal da Receita Federal.

O objetivo é fazer a vítima acreditar que fará um bom negócio. A prisão aconteceu no final da manhã de hoje (27) no bairro da Consolação, na Zona Central, quando o golpe seria concretizado.

A prisão foi realizada por policiais da 3ª Delegacia DIG (Investigações sobre Crimes Contra a Fé Pública), que apurava o esquema havia 60 dias. Tudo começava nos site de comércio virtual, onde lotes de diversos produtos eram oferecidos com valores abaixo do mercado. Para explicar o motivo da pechincha, os envolvidos contavam que tinham acesso privilegiado às mercadorias oferecidas nos leilões da Receita Federal.

Segundo o delegado André Vinicius Figueiredo, titular da 3ª DIG, para tornar mais convincente, um dos golpistas marcava encontro em frente à Receita Federal, mais precisamente no CAC São Paulo-Paulista, na rua Augusta.

“Aproveitava uma área de atendimento ao público para apresentar o funcionário responsável pela mercadoria”, disse o delegado. Em meio a diversas pessoas surgia o falso auditor fiscal. Ele apresentava identificação funcional e convencia a vítima a fechar o negócio.

O comprador entregava o dinheiro. Recebia uma falsa documentação indicando o depósito onde retirar os produtos. Enquanto isso, o dinheiro era remetido a uma conta bancária fora do Estado de São Paulo. Depois de sacado era convertido em dólares.

A ação da quadrilha utilizando como pano de fundo a Receita Federal entrou no sistema de alerta. A direção protocolou o pedido de ajuda junto à 3ª DIG. Também forneceu informações para o desenvolvimento das investigações. Os policiais passaram a monitorar as ofertas utilizando o esquema de leilão.

A equipe da 3ª DIG detectou um possível golpe em andamento cuja vítima estava interessada em uma carga de cerveja. Os policiais conseguiram flagrar a ação e deter o homem que ostentava a cédula de identidade da Receita Federal e o outro estelionatário, que intermediava o negócio. A dupla acabou detida.

O falso auditor foi identificado como José Ricardo do Nascimento Griebeler, de 56 anos. Ele apresentava passagens por estelionato. O outro detido é André Luis Scheffer, que responde por roubo e porte de arma.