Faculdade de Medicina de SJRP cria projeto para crianças especiais

Projeto Teddy Especial acontece na Associação Renascer e auxilia meninos e meninas a lidarem com o medo do ambiente hospitalar

qua, 31/05/2017 - 13h34 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), juntamente com o Comitê Permanente de Saúde Pública e Direitos Humanos, dará início ao Projeto Teddy Especial – Educação Continuada com Crianças com Deficiência Intelectual.

Este programa é uma vertente de um trabalho mais amplo, o Projeto Teddy, campanha nacional da IFMSA Brazil, já realizada pela Famerp em anos anteriores.

O Projeto Teddy auxilia meninos e meninas a lidarem com o medo do ambiente hospitalar, consultório, médicos e enfermeiros. Ligados a esse conceito, os comitês da faculdade decidiram acrescentar um trabalho voltado a crianças especiais, utilizando-se das mesmas ferramentas, como bichinhos de pelúcia e brinquedos.

Realizado pela primeira vez, o programa se dará na Associação Renascer – Centro de Reabilitação e Integração, com 30 crianças.

Os encontros têm o intuito de promover a transmissão de conhecimento aos jovens para possibilitar maior independência em relação à organização e autocuidado, além de reduzir a ocorrência de violência física e verbal, promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e incentivar que os alunos reproduzam as habilidades aprendidas fora do ambiente escolar.

Ao todo, serão cinco encontros, iniciados em 31 de maio, cujos temas abordarão o “Medo de ir ao Médico”, “Higiene, Alimentação Saudável, Capacidade de Organização”, “Diretos da Criança”, “Tolerância e Respeito”, completando com uma última reunião, direcionada aos pais e responsáveis dos jovens com informações sobre a importância da continuidade dos temas trabalhados no cotidiano do convívio domiciliar.

Os alunos passarão por capacitações às terças-feiras que antecedem os encontros, das 12h até 13h, na sala 7 do Pavilhão Fleury, onde irão trabalhar dinâmicas que facilitem o aprendizado.