Faculdade de Medicina da USP celebra 75 anos do Hospital das Clínicas

Solenidade marcou abertura da exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência”

seg, 02/12/2019 - 18h11 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) celebrou os 75 anos de existência do Hospital das Clínicas, em solenidade realizada em 25 de novembro.A construção do Hospital das Clínicas foi planejada desde 1915, com a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Rockfeller, para a edificação da sede da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Veja também
Meta do Hospital das Clínicas é chegar a 3 mil transplantes em 2020
HC é referência nacional no estudo de doenças raras

Fazia parte deste acordo a construção de um hospital-escola para o aprimoramento dos estudantes e assistência médica gratuita à população carente da capital e do interior. A inauguração oficial ocorreu em 19 de abril de 1944 e desde então o Hospital das Clínicas vem avançando e consolidando-se como centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência.

“Comemorar 75 anos de um hospital como esse, que tem a Faculdade de Medicina da USP como referência, é fundamental para que a população conheça o trabalho que uma instituição pública faz, em inovação, empreendedorismo e formação de pessoas”, afirmou o Vice-Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Carlos Hernandes.

Atualmente o Complexo HC ocupa uma área total de 600 mil metros quadrados com cerca de 2.400 leitos distribuídos entre os seus 8 institutos especializados e 2 hospitais auxiliares.

“Nossa responsabilidade é tentar manter esse patrimônio construído por grandes nomes da medicina brasileira, que se confundem com a história do HC e da FMUSP. Devemos cuidar com zelo para manter o pioneirismo e a qualidade de ensino e assistência que temos”, disse Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

A Diretora Clínica do hospital, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, relembrou do início do projeto de criação do HC. “[Um hospital-escola vinculado à Faculdade de Medicina que cresceu,] conquistou excelência e, nos últimos anos, abordando o conceito de gestão na assistência e o trabalho desempenhado pelos seus colaboradores, permitiu superar todas as crises. A inovação também tem colaborado para evoluir e olhar a frente”, observou.

Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HCFMUSP e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado parabenizou os docentes, discentes, os profissionais. “Esperamos prosseguir em nossa visão e cultivar os valores estruturantes da nossa universidade, como excelência, cientificidade, integridade científica e pedagógica, criatividade e pluralidade”, disse.

Exposição

Após a solenidade, foi aberta oficialmente a exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência”, no hall do primeiro andar do prédio principal do HC, na capital paulista. A mostra está em exibição agora no hall de entrado do Instituto Central do HCFMUSP.