Fábricas de Cultura têm programação especial em junho

Entre os destaques, estão as comemorações juninas, literatura de cordel, oficina de fanzine e de transformação de roupas

seg, 05/06/2017 - 21h18 | Do Portal do Governo
DownloadMilton Michida
Além das comemorações juninas, as Fábricas destacam a oficina Reroupa, Iustrando literatura de cordel, Saraus Juninos e Oficina de Criação de Zine

No mês de junho, as Fábricas de Cultura realizam em suas bibliotecas dezenas de atividades que prometem agradar o público. As unidades das regiões norte e sul da cidade aderiram às festas juninas. Além das comemorações, as Fábricas destacam a oficina Reroupa, Iustrando literatura de cordel, Saraus Juninos e Oficina de Criação de Zine.

São atividades para ensinar os participantes a criar novos itens, a partir de peças antigas, oficinas com foco na literatura de cordel, e muito mais.

Veja alguns destaques das Fábricas de Cultura:

Reroupar: mudar a forma, transformar, desconstruir, repensar
Com Gabriela Mazepa
A oficina é uma atividade prática que propõe o desenvolvimento de peças de roupa tendo o upcycling como processo de criação. Também faz com que os participantes experimentem esse processo criativo de forma lúdica e colaborativa. Upcycling é o nome dado ao processo de transformar resíduos – nesse caso roupas em desuso, fins de rolo de tecido e retalhos, em novos produtos.

Terça-feira (20), às 15h – Jaçanã

Quarta (21), às 15h – Vila Nova Cachoeirinha

Quinta-feira (22), às 10h – Capão Redondo | 15h – Jardim São Luis

Sexta-feira (23), 10h – Brasilândia

Roda de conversa com Luz Ribeiro
Participante de saraus e slams da cidade de São Paulo, Luz Ribeiro escreve desde que foi alfabetizada e não se acha poeta. Autora dos livros Eterno Contínuo (2013), Espanca (2017) e Estanca (2017), foi campeã do “Off Flupp 2015” e do “Slam BR 2016”. Ela também representou o Brasil no campeonato de Slam mundial, realizado em Paris. Na atividade, a artista contará sobre sua trajetória e as dificuldades de se inserir no mercado literário sendo mulher negra.

Terça-feira (06), às 10h – Capão Redondo | 15h00 – Jardim São Luis

Quarta-feira (07), às 15h – Jaçanã

Quinta-feira (08), às 15h – Vila Nova Cachoeirinha

Sexta-feira (09), às 15h – Brasilândia

Ilustrando Literatura de Cordel
O objetivo é aprofundar o contato dos participantes com a literatura. Na atividade os responsáveis pela biblioteca utilizam a literatura de Cordel como fonte de estudo. Também para a atividade serão usadas ilustrações confeccionadas com materiais sustentáveis.

Terça-feira (20), às 10h – Brasilândia

Conhecendo festejos juninos
Os festejos juninos do formato que conhecemos passaram por diversas transformações, com elementos dos povos célticos, indígenas, católicos entre outros. Que tal conhecer mais a respeito deste evento cheio de características próprias de cada região do Brasil. No local também serão propostas reflexões sobre os estereótipos trazidos pela sociedade acerca destas festas

Terça-feira (20), às 15h – Vila Nova Cachoeirinha

Sarau junino
Em comemoração à tradicional festa junina, o sarau resgata a cultura brasileira nordestina por meio da literatura de cordel, decorações típicas e intervenções artísticas. O microfone é aberto a todos que quiserem compartilhar sua poesia.

Quarta-feira (21), às 14h30 – Capão Redondo

Sexta-feira (23), às 14h30 – Brasilândia

Veja aqui a programação completa das Fábricas de Cultura para o mês de junho.