Fábricas de Cultura têm programação especial para o Dia Contra Homofobia

Atividades são gratuitas e têm por objetivo conscientizar o público sobre a importância do respeito à diversidade

ter, 16/05/2017 - 20h41 | Do Portal do Governo

Em 17 de maio comemora-se o Dia Internacional Contra a Homofobia e as Fábricas de Cultura da zona leste terão programação especial para a data, objetivando o respeito à diversidade.

As atrações ocorrerão nas unidades de Sapopemba, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Parque Belém e Vila Curuçá. Todas oferecerão rodas de conversa, atividades literárias e exibição de filmes para incentivar a conscientização de crianças e jovens e ensinar o respeito à diversidade.

Confira os destaques:

Sapopemba
Às 10h, a poeta e ex-aprendiz transgênero Jhoweny, participante do projeto “Jovens Agentes pela Igualdade de Gênero”, apresentará parte da publicação coletiva dirigida a escolas de ensino médio público, que aborda o debate em torno das agendas de gênero, diversidade e sexualidade. Logo depois, o público poderá conferir uma exibição do curta “Resistência”, criado por aprendizes do Ateliê de Foto. Ao final, será aberto um bate-papo para discutir o tema.

Itaim Paulista
Na biblioteca da unidade, haverá roda de conversa, na qual educadores falarão sobre os motivos da criação desta data, escolhida para lembrar a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990. A equipe da Biblioteca fará ações para comemorar essa importante conquista, por meio de livros do acervo que tratam sobre o tema.

Cidade Tiradentes
Às 10h30, uma contação de história inspirada no livro “A Princesa e a Costureira”, de Janaína Leslão, que narra a história de uma costureira que luta para que o rei aceite o amor entre ela e a princesa irá encantar o público. Para finalizar a atividade, os participantes serão convidados a compartilhar quantas e quais histórias homoafetivas eles conhecem. A mesma atividade acontecerá no Parque Belém, às 15h.

Vila Curuçá
Nos dias 18 e 19, às 10h30 e às 15h, a Fábrica da Vila Curuçá realizará a atividade literária “Por Que a Gente é Assim”. Os visitantes da unidade terão a oportunidade de relembrar a biografia de Cazuza, um dos principais personagens do rock nacional, analisar as letras de suas músicas e assistir ao filme “Cazuza – O Tempo Não Para”, dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho.

SERVIÇO
Fábrica de Cultura Sapopemba
Rua Augustin Luberti, 300
(11) 2012-5803

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500
(11) 2025-1991

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281
(11) 2556-3624

Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, nº 2.231
(11) 2618-3447

Fábrica de Cultura de Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, 65
(11) 2016-3316