Fábricas de Cultura oferecem atividades diversificadas no mês de setembro

Cinema, literatura, música e arte urbana são as linguagens abordadas pela programação

sex, 17/09/2021 - 10h22 | Do Portal do Governo

As Fábricas de Cultura, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, apresentam diversas opções de atividades culturais durante setembro. Confira os destaques:

No dia 17 de setembro, às 19h, a Videoteca Popular apresentará uma explanação sobre sua recém implantada plataforma de streaming vocacionada para o cinema periférico nacional e irá propor uma discussão sobre a importância dos acervos de memória audiovisual para a história do Brasil. A transmissão acontecerá pelo Facebook das Fábricas de Cultura.

As mulheres foram fundamentais para a mudança da cena cultural no Brasil. Chiquinha Gonzaga foi uma das pioneiras no enfrentamento dos padrões conservadores do século XIX e trouxe em suas composições a expressão de uma brasilidade antes sufocada pela estética musical europeia. A Fábrica de Cultura propõe, por meio de uma releitura de composições icônicas como “Caramuru” e “Ó Abre Alas”, uma troca de estéticas entre o passado e o presente, onde a figura feminista e impactante da primeira mulher, filha de mãe preta, a reger uma orquestra no Brasil é agora representada por Crys Araújo. A atividade será disponibilizada pelo YouTube no dia 18 de setembro, sábado, às 17h.

Em seguida, às 19h pelo Facebook, será realizado o lançamento do livro HELENA, da poetisa Helena Salvador, Polianni, que relata seus atravessamentos em seu primeiro ano de transição de gênero. Com as cicatrizes expostas, a autora conduz sua narrativa que abarca demonstrações de afeto, crises de pânico e um desejo esperançoso pela vida. Os poemas apontam para questões de saúde mental e a solidão das mulheres trans.

Para os fãs de Harry Potter, setembro é o mês de voltar ao mundo mágico. No dia 23 de setembro, quinta-feira às 11h, será disponibilizado pelo Soundcloud a narração do conto dos três irmãos, o favorito e mais importante do mundo bruxo: De volta à hogsmeade.

Influenciado por grandes nomes da MPB, pelo R&B de Daniel Caesar e Jorja Smith, o NeoSoul de Anderson, Paak, D’Angelo e Isa, entre outros gêneros da cultura negra, MESTIÇX propõe passear pelos gêneros musicais que ama, através de suas letras carregadas de expressão, autoestima e crítica social. Na apresentação preparada para o público, o artista traduz seus sentimentos de alegria, identidade e revolta, em cores. Azul, branco, verde, vermelho, rosa, amarelo, roxo e laranja são as cores que refletem e transmutam cada palavra e emoção contidas nos versos de MESTIÇX. Com participação do produtor musical Reali e do rapper Xavier (Cortegaza). MESTIÇX traz também músicas de seu álbum “Híbrido” lançado em 2020 pelo selo 1Quarto Estúdio, além de outras rimas inéditas que serão apresentadas com exclusividade e que em breve estarão disponíveis para o público. O pocket show será transmitido pelo YouTube no dia 26 de setembro, domingo, às 19h.

SERVIÇO

VIDEOTECA POPULAR: ACERVO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Cinema
Cultura Tradicional, Jornalismo, Mídias Interativas, Multimeios, Tecnologia
17/09 – sexta-feira – 19h
Faixa Etária: maiores de 12 anos
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Facebook

UM RETRATO DA MÚSICA DA ÉPOCA: CHIQUINHA GONZAGA E A VANGUARDA MUSICAL – POR CRYS ARAÚJO
Música
18/09 – sábado – 17h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

LANÇAMENTO DO LIVRO HELENA
Literatura
18/09 – sábado – 19h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Facebook

CONTO NARRADO: DE VOLTA À HOGSMEADE – COM EQUIPE DE BIBLIOTECA

Literatura

23/09 – quinta-feira – 11h às 12h

Faixa Etária: maiores de 12 anos

Participação: Aberta ao Público

Plataforma: SoundCloud

POCKET SHOW MESTIÇX
Música
26/09 – domingo – 19h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

——–

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508  | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books).

E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.