Expresso Linha 10 celebra dois anos com 35% a mais de usuários

Serviço foi ampliado há um ano e atualmente transporta em média 24.350 passageiros em 16 viagens por dia, de segunda a sexta-feira

sex, 30/11/2018 - 19h39 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (30), o Expresso da Linha 10 completa dois anos de operação. O serviço realiza viagens diretas, durante os horários de pico, no trecho entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí. As viagens ocorrem em vias exclusivas, sem interferir no tráfego da Linha 10-Turquesa, que opera com intervalo regular entre Brás e Rio Grande da Serra.

Funcionando de segunda a sexta-feira, o Expresso Linha 10 transporta a média de 24.350 passageiros por dia. Um aumento de quase 35% em comparação a 2017, que teve média de 18.000. Há um ano, o serviço ampliou as viagens, aumentando a oferta de lugares para os passageiros neste trecho.

Para Joanito Jeronimo Ferreira, chefe do Departamento de Operação e Serviços Linha 10-Turquesa, o expresso melhorou muito para os usuários da linha, pois como transporta mais passageiros, sobra mais espaço no trem de percurso normal. Ou seja, a viagem ficou mais confortável. Também melhorou muito o embarque na Estação Tamanduateí. Antes, muitas pessoas encontravam dificuldades para embarcar nesta estação no horário de pico da tarde.

Ao todo, são realizadas 16 viagens por dia, que duram cerca de oito minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. O percurso é feito por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas. Nas viagens da manhã, das 6h às 9h30, a média de passageiros é de 1.568, enquanto à tarde, das 16h às 19h30, a média é de 1.475 usuários.

No período da manhã, o serviço parte da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde a integração com a Linha 2-Verde do Metrô pode ser feita de forma gratuita.

Já durante a tarde, o funcionamento é das 16h às 19h30. Os trens partem de Tamanduateí, finalizando o trajeto na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.