Exposição interativa 5R’s da Moda vai até este domingo no Catavento

Público visitante pode entender a relação entre roupas e impactos ambientais no planeta

seg, 04/11/2019 - 14h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cultura
Exposição interativa 5R’s da Moda aborda relação entre roupas e meio ambiente

O Museu Catavento recebe até este domingo (10), a exposição interativa “5R’s da Moda”. A mostra propõe uma experiência lúdica, interativa e informativa com os R’s da sustentabilidade aplicados à moda: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar.

Cada R representa uma área da exposição, em que o público é convidado a refletir sobre questões cotidianas relacionadas ao ato de se vestir, e entender a relação de suas roupas com os impactos sociais e ambientais no planeta. Os participantes podem interagir com as obras e acessar conteúdos informativos sobre tipos de tecidos mais ecológicos, formas alternativas de consumo, upcycling e dicas para um vestir mais consciente.

“A exposição ‘5Rs da Moda’, quais sejam: reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e replicar vem absolutamente de encontro à missão do Museu de Ciências Catavento que é ‘Inspirar o pensamento crítico através da lente da ciência para mudar vidas e fortalecer comunidades’, e será um sucesso entre os nossos mais de 600.000 visitantes anuais”, segundo o Diretor Executivo da Catavento Cultural e Educacional, Alberto Lima.

O conteúdo da mostra inclui o “Guia 5 R’s da Moda”, um material gráfico que resume as dicas e dados que o visitante tem acesso. O Instituto Ecotece, realizador da exposição, é um Instituto do Terceiro Setor que atua desde 2005 na promoção da cultura de sustentabilidade na moda, através da educação e cultura, fortalecimento de grupos de costura e desenvolvimento de roupas com diferenciais de sustentabilidade.

“A exposição ‘5Rs da Moda’ busca, de maneira interativa e acessível, levar as questões da moda e da sustentabilidade para o alcance de todos, ampliando esse conhecimento e debate para além do nicho da moda sustentável”, diz a Diretora do Ecotece, Lía Spínola.