Exposição do Instituto Biológico mostra importância dos insetos

Corrida de baratas está entre as curiosidades da atividade que ensina sobre espécies diversas de forma lúdica e interativa

ter, 21/05/2019 - 9h09 | Do Portal do Governo

Se você tem curiosidade em conhecer, de forma lúdica e interativa, o universo dos cupins, bicho-pau, joaninhas, besouros e ver uma curiosa corrida de baratas, a exposição Planeta Inseto, do Instituto Biológico, é o lugar ideal.

“Nossa mostra é interativa e muito divertida. Na corrida de baratas, por exemplo, cada turma escolhe uma e é preciso gritar para que elas corram. As baratas e barulhos e quanto mais gritos, mas elas correm”, explica a diretora Denise Martins. “Temos monitores para auxiliar e fazer a integração com os visitantes”, complementa.

No Planeta Inseto, os visitantes ainda podem ver de perto colmeias em plena atividade, com suas abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio da seda, que será utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema social organizado e cupins reciclando material orgânico, entre muitas outras atrações.

“Acho bem legal um espaço como este para as crianças entenderem a importância dos insetos para o meio ambiente, principalmente, as abelhas. Elas têm papel fundamental na pulverização do pólen para geração de flores e frutos e as crianças precisam saber desde pequenininhos para lutar pela preservação deles”, afirma Michele Gomes, mãe de Malik, de 9 anos e Vinícius Kymani, de 3 anos.

Para a pedagoga do Centro de Educação Infantil de Guaianases, Débora Martins, as crianças, especialmente as menores, são muito curiosas e aprendem facilmente nas atividades interativas. “Eles prestam atenção em tudo e o universo dos insetos é bastante fascinante, tem muito a ensinar”, diz.

Conheça algumas curiosidades dos bastidores do Planeta Inseto:

  • As baratas que participam da corrida são trocadas entre os turnos da manhã e tarde para evitar o desgaste e para que possam descansar, se alimentar e hidratar;
  • Em dias frios, as salas de criação ganham aquecedores para manter a criação ambientada. Isso é importante, já que os insetos não geram calor próprio, como aves e mamíferos;
  • As larvas do bicho-da-seda são alimentadas 2 a 3 vezes ao dia.