Experiência da Sabesp para erradicar crise hídrica em SP é destaque na COP27

Líder da Comissão ESG da empresa, Monica Porto destacou em evento no Egito as medidas para segurança hídrica na RMSP

qua, 09/11/2022 - 16h47 | Do Portal do Governo

O desafio em fornecer água para mais de 20 milhões de pessoas em plena crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo, entre os anos de 2014 e 2015, foi um dos pontos abordados pela líder da Comissão ESG da Sabesp, Monica Porto, nesta terça-feira (8) durante a COP27, em Sharm El Sheik, no Egito.

O evento contou com a presença do ministro de Águas e Irrigação do Egito, professor Hani Sewilam, no pavilhão da República da Coreia do Sul.

Monica ressaltou a série de ações tomadas pela Sabesp, em tempo recorde, para garantir o abastecimento da população. “Isso possibilitou a nossa adaptação para atender a população e estarmos preparados para os eventos climáticos extremos”, afirmou. “Os últimos dez anos foram muito secos. Se não tivéssemos aumentado nossa resiliência, teríamos sofrido novamente com a estiagem.”

A executiva lembrou de medidas estruturantes como a integração de diferentes sistemas de abastecimento, preparação de novas fontes emergenciais, obras para reduzir perdas d’água na distribuição, entre outros. A Companhia investiu ainda em educação ambiental com campanhas deconscientização e programas de uso consciente da água.

Especialistas mundiais acompanharam a exposição de Monica Porto sobre formas de obter financiamentos para resiliência climática. Ela salientou que a Sabesp possui um acordo de cooperação com a K-Water, empresa de abastecimento coreana, para cooperação nas áreas de recursos hídricos, produção de energia e transformação digital.