Exames do Saresp serão realizados no próximo mês

Avaliação da Secretaria da Educação mede rendimento e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática

qua, 18/10/2017 - 17h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação aplicará, nos dias 8 e 9 de novembro, as provas do Saresp 2017 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano, participam mais de um milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio.

O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela pasta. Os exames, que são realizados em todas as cinco mil unidades da rede, medem o domínio e as habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.

Avanços
A última edição, em 2016, revelou que a rede estadual continua avançando. No Ensino Médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos Anos Iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior).

Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos e séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação” e de acordo com o nível (3º ano do Ensino Fundamental, com resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do Ensino Médio, com múltipla escolha).

Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela transparência do processo.