Etecs se destacam na Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

Projetos de Escolas Técnicas de Santa Bárbara D’Oeste, Campinas e Nova Odessa ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares

sex, 19/11/2021 - 9h18 | Do Portal do Governo

Projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais conquistaram ótimos resultados na 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, disputada por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto no mês de novembro.

Com uma pegada sustentável, o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas ficou para um projeto da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste. O grupo formado pelos estudantes Karine Pereira, Natália Tabanez e Victor Dias desenvolveu uma esponja de lavar louça biodegradável feita a partir da casca e da coroa do abacaxi para substituir as de material sintético altamente poluente. As professoras Vivian Barbosa e Mônica dos Santos foram orientadora e coorientadora no projeto. Além da primeira colocação, o projeto ganhou classificação direta para a próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Já os alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, ficaram com o segundo lugar em Ciências da Saúde com um andador para auxiliar crianças com deficiência visual. Os sensores instalados no equipamento identificam obstáculos, avisam os pais do perigo por alarme sonoro e alertas via celular. Uma outra funcionalidade é o travamento automático das rodas do veículo para preservar a segurança da criança.

E em Nova Odessa, a Etec Ferrucio Humberto Gazzetta comemorou o terceiro lugar na categoria Engenharia ao grupo de criadores de um software para facilitar a vida de portadores de deficiência auditiva nas aulas e reuniões online. A plataforma traduz o áudio dos encontros virtuais para legendas e para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Etec de Nova Odessa ainda ganhou o Prêmio Escola Pioneira, no valor de R$ 20 mil, na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços. A iniciativa tem por objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas de sucesso por meio de projetos de ciências investigativos.

As Etecs de Hortolândia e Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, também classificaram projetos entre os mais de 100 finalistas.

Confira abaixo a relação de projetos premiados:

Município

Escola

Projeto

Estudantes

Santa Bárbara D’Oeste

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

Produção de buchinha biodegradável utilizando as matérias-primas: bucha vegetal (Luffa aegyptiaca), fibra mercerizada proveniente da coroa e resina de Cristais de Nanocelulose (CNC) obtida a partir da casca do abacaxi (Ananas comosus)

Karine Pereira, Natália Tabanez, Victor Dias, Vivian Barbosa (orientadora), Monica dos Santos (coorientadora)

Campinas

Etec Bento Quirino

Auxiliando os primeiros passos

Davi Silva, Igor Freitas, Natália Pusso, Regina Kawakami (orientadora), Daniele Carreira (coorientadora)

Nova Odessa

Etec Ferrucio Humberto Gazzetta

Acessibilidade auditiva em videoconferências voltadas para o ensino a distância

Arthur de Sousa, Eduardo Longhi, Henrique Eusébio, Simone Lacerda (orientadora), Lucas Parizotto (coorientador)