Etecs e Fatecs promovem ações solidárias durante o ano de 2018

Em dezembro, unidades do Centro Paula Souza intensificam ações solidárias e natalinas; veja exemplos na capital e no interior

sex, 21/12/2018 - 18h14 | Do Portal do Governo

Ações solidárias de diversas naturezas são tradição nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e costumam se intensificar no fim do ano. Em Mogi Mirim, por exemplo, na Região de Campinas, alunos do primeiro semestre do curso superior tecnológico de Mecatrônica da Fatec contribuíram com a decoração natalina da cidade.

Eles construíram um presépio na Praça Floriano Peixoto, no bairro Jardim Velho. Durante quatro meses, os estudantes trabalharam na montagem e automação dos bonecos com movimentos programados, a partir de material fornecido gratuitamente pela Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm). O ambiente também conta com iluminação e músicas natalinas.

A ideia é que alunos das próximas turmas deem continuidade ao projeto com a introdução de novos personagens ao cenário que reproduz o nascimento de Jesus – neste ano, foram construídas cinco figuras (confira imagens abaixo).

“Como o trabalho é desenvolvido pelos recém-chegados à unidade, esse projeto é importante para eles aprenderem engajamento, solidariedade e trabalho em equipe”, afirma o diretor da Fatec Mogi Mirim, André Giraldi.

Projetos do bem

Outras unidades do Centro Paula Souza (CPS) também utilizaram projetos acadêmicos para fins solidários. Estudantes do curso superior de tecnologia de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí, na Região de Sorocaba, por exemplo, organizaram a terceira edição do Festival Interno de Composição Autoral (Fica), que arrecadou aproximadamente 150 quilos de alimentos não perecíveis, destinados à Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, que assiste pessoas em situação de rua.

Na mesma região, a 7ª Jornada Científica e Tecnológica (Jornacitec) da Fatec Botucatu, contou com a participação de mais de mil estudantes de escolas públicas da cidade e da própria unidade para arrecadar 2,2 toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal a serem doados a instituições da cidade.

Em Fernandópolis, na Região de São José do Rio Preto, alunos aproveitaram os bons resultados do projeto interdisciplinar Economia Criativa. Parte do dinheiro arrecadado com a venda de produtos desenvolvidos pelos grupos foi utilizada na compra de material de limpeza para uma casa de assistência a idosos em General Salgado, município vizinho no qual funciona uma classe descentralizada da Etec Prof. Armando José Farinazzo.

E o projeto Conte Comigo, atividade desenvolvida com os alunos da Fatec Catanduva, localizada na Região de São José do Rio Preto, arrecadou cerca de 1,5 tonelada de alimentos para doações, por meio de ações como passeio ciclístico e pedágios, entre outras. Diversas instituições beneficentes do município receberam os donativos.

Crianças de todas as idades

Na Administração Central do CPS, diversos servidores de uniram para alegrar o final de ano de mais de cem crianças assistidas pela Sociedade Amigos de Ferraz de Vasconcelos e filhos de colaboradores terceirizados da instituição. Os funcionários prepararam uma sacolinha de presentes contendo roupas, calçado, brinquedo e doces.

Alguns servidores também colaboraram com alimentação e atividades recreativas durante a festa para entrega dos brinquedos, que ocorreu na Etec Santa Ifigênia, localizada no mesmo campus na Região Central da Capital. Vários estudantes de Etecs participaram das atividades como voluntários.

“Foi gratificante ver o envolvimento de todos e, principalmente, o resultado desse esforço que foi a alegria das crianças pelos presentes e pela festa”, diz a assessora técnica da Superintendência do CPS, Sônia Charpentier, uma das organizadoras do evento. Funcionários da Administração Central também colaboraram com o natal de 250 crianças da instituição Nosso Lar, localizada em Arujá, na Grande São Paulo.

Ação semelhante, mas com idosos de uma instituição assistencial da cidade, foi realizada na Etec Manoel dos Reis Araújo, em Santa Rita do Passa Quatro, na Região Central do Estado. Os estudantes montaram uma árvore de natal na escola com os nomes das “vovós” ou “vovôs” a serem adotados. Os jovens entregaram os presentes e fizeram apresentações musicais no dia da confraternização.

A terceira idade também foi foco do Natal Solidário da Etec Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível, na Região de São José do Rio Preto, com visita e distribuição de presentes ao Lar dos Idosos.

Outras unidades que também realizaram ações solidárias foram as Etecs Parque Belém (Capital) e Profª Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires); e as Fatecs Pindamonhangaba, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Confira algumas fotos aqui.