Etecs e Fatecs participam da campanha Setembro Amarelo

No mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio, unidades de diversas regiões do Estado promovem palestras e rodas de conversa

qui, 19/09/2019 - 17h23 | Do Portal do Governo

Estudantes e professores de mais de 70 Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de diversas regiões do Estado aderiram ao Setembro Amarelo. No Brasil, a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.

“Infelizmente, para muitos o suicídio ainda é visto como uma espécie de fraqueza de conduta ou de personalidade, desconsiderando os problemas de saúde mental”, explica a coordenadora de projetos de Psicologia do Centro Paula Souza, Rosemeire Ferraz. “As ações realizadas em nossas unidades escolares têm por finalidade sensibilizar a comunidade escolar sobre os sintomas que antecedem o suicídio.” No site do Centro Paula Souza, há exemplos das ações realizadas nas Etecs e Fatecs.

Atividades

Na Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, na região de Presidente Prudente, as atividades do Setembro Amarelo começaram cedo. Desde 30 de agosto, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), estudantes assistiram às palestras sobre diversos assuntos relativos ao tema. Além de depressão e prevenção, houve orientações sobre como dar apoio a pessoas afetadas por um suicídio: pais, filhos, irmãos, familiares, amigos e colegas de estudo ou trabalho, entre outros. Estudantes da classe descentralizada de Junqueirópolis, administrada pela Etec, também participaram do evento.

Rodas de conversa, divulgação sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), palestra sobre cyberbullying e cuidados com conteúdos postados nas redes sociais estão entre as atividades programadas pela Etec Albert Einstein, na zona norte da capital. Destaque para o “correio elegante”, que incentiva a troca de gentilezas entre os colegas.

Em outra Etec da capital, a Santa Ifigênia, no centro, professores do curso técnico de Cozinha distribuíram para todos os estudantes da unidade um bolo de sorvete composto de alimentos ricos em triptofano, substância que aumenta os níveis de serotonina no organismo, promovendo a sensação de bem-estar e aumentando a sensação de felicidade.

O blog Inquietude Fatecana das alunas Isabela Viana e Nariane Falla, da Fatec Tatuí, entrou no ar no início do mês. Com páginas também no Facebook e no Instagram, trata-se de um canal de comunicação entre os estudantes e o Juntos, grupo de apoio psicopedagógico da unidade. O Juntos também ofereceu palestra com profissional da Saúde e distribuição de fôlder do CVV.

Entre as ações realizadas ao longo do ano, a Fatec Campinas abriu um canal de orientação ao aluno, no qual estudantes com dificuldades acadêmicas, de socialização ou outras questões pessoais podem ser ouvidos mediante agendamento. Durante o atendimento, caso julguem necessário, os jovens podem ser encaminhados ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), que é parceiro da Fatec. Para o Setembro Amarelo, a unidade programou encontros com profissionais da área de psicologia para momentos de reflexão junto à comunidade escolar.