Etecs e Fatecs iniciam aulas online do segundo semestre letivo

Ingressantes de Etecs e todas as turmas de alunos de Fatecs começam hoje (17) a frequentar as aulas remotas no Estado

seg, 17/08/2020 - 17h18 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) iniciam nesta segunda-feira (17) o segundo semestre letivo de 2020 em formato online para as turmas ingressantes dos processos seletivos realizados em julho.

Também retornam hoje às atividades os alunos dos demais módulos dos cursos superiores tecnológicos das Fatecs. Os estudantes “veteranos” das Etecs já haviam retornado do recesso na última semana. A instituição conta atualmente com cerca de 310 mil alunos, 15 mil professores e 5 mil servidores administrativos distribuídos em 223 Etecs e 73 Fatecs em todo o Estado.

As aulas online estão sendo ministradas desde o semestre passado por intermédio da plataforma Microsoft Teams. O sistema permite reunir turmas para realização de videoaulas em tempo real, gravações para acesso posterior, compartilhamento de materiais de estudo digitais, como textos, podcasts, games, animações e outros recursos. Também é possível desenvolver tarefas, interagir com colegas e professores e fazer avaliações online.

“Graças ao empenho dos professores, supervisores e gestores, conseguimos rapidamente migrar as aulas presenciais para o ambiente remoto. Todos souberam se reinventar e superar obstáculos para que os estudantes não precisassem interromper a trajetória escolar nem os sonhos de realização profissional”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Confira mensagem de boas-vindas da diretora-superintendente.

Programação especial

Os ingressantes serão recepcionados com uma programação online de integração e acolhimento. Os estudantes de Etecs participarão de atividades de ambientação com as ferramentas de ensino remoto e de discussões sobre transformação digital, atitude empreendedora, comportamento ético, responsabilidade social, gestão do tempo, educação financeira, entre outros temas. Serão disponibilizados ainda vídeos com dicas e depoimentos de outros alunos no Youtube.

Nas Fatecs, os jovens contarão com atividades de boas-vindas desenvolvidas pelas unidades a partir do Guia para Acolhimento Virtual de Ingressantes. As equipes docentes também participaram de encontros preparatórios durante a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico.

Central de dúvidas

Para frequentar as aulas remotas, o aluno deve utilizar o e-mail institucional @etec.sp.gov.br ou @fatec.sp.gov.br para acessar a plataforma. O CPS criou um canal no site com perguntas e respostas sobre variadas situações envolvendo acesso às aulas, e-mail institucional, recursos do Microsoft Teams, material didático, exercícios e tarefas, entre outros temas. A página também disponibiliza cartilhas, tutorais em vídeo e formulário para solicitação de suporte. Confira

Retomada presencial

O CPS preparou um Protocolo Sanitário Institucional com normas e procedimentos que serão adotados para a retomada responsável das aulas presenciais. Os protocolos estabelecem padrões de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza de espaços físicos, comunicação interna e externa, além de monitoramento das condições de saúde.

O retorno deverá ocorrer gradualmente de acordo com o cumprimento de metas e critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde do Governo do Estado. As atividades práticas e laboratoriais de concluintes do ensino profissional terão prioridade nas primeiras etapas.

Veja também:

Alunos do CPS contam experiências com aulas online

Veja como acompanhar as novidades das aulas online

Professores mostram como dar aula sem brigar com a tecnologia

Chips facilitam acesso a aulas remotas de Etecs e Fatecs

CPS lança canal para tirar dúvidas sobre aulas online

Protocolo apresenta normas para retomada presencial