Etecs e Fatecs comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Objetivo é conscientizar alunos e comunidade sobre a necessidade de preservar os recursos naturais e cuidar do descarte de resíduos

ter, 31/05/2022 - 10h04 | Do Portal do Governo

Volte 50 anos no tabuleiro do xadrez mundial: no dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, era instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os efeitos das emissões de CO2 já atingiam níveis preocupantes e a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrida na capital sueca, sob o título O Homem e o Meio Ambiente, foi o primeiro alerta que se acendeu para o mundo.

Para lembrar a data, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais criaram programações voltadas para o assunto com palestras, rodas de conversa e visitas técnicas, entre outras atividades.

O professor Fábio Albert Basso, coordenador do Curso de Meio Ambiente da Etec Jacinto Ferreira de Sá, acredita que a humanidade tem avançado nessa questão, especialmente na área acadêmica. Mas as empresas também ficaram mais atentas. “A fiscalização aumentou e muitas instituições entenderam que boas práticas ambientais elevam sua pontuação no mercado”, avalia.

A questão do descarte está no centro das discussões na maioria das escolas, que trazem a reciclagem nas palestras e também em atividades pontuais, desde a troca de adubo orgânico por lixo eletrônico (que assim poderá ser descartado corretamente), à transformação do descarte em arte.

Na Etec João Belarmino, o documentário Lixo Extraordinário, de 2010, em que o artista plástico brasileiro Vik Muniz retrata os trabalhadores do Jardim Gramacho, então o maior aterro sanitário da América Latina, foi a inspiração para que os estudantes usassem a criatividade com as sobras da sociedade.

A seguir, confira a programação de treze Etecs e duas Fatecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Etecs

Município

Unidade

Evento

Data

Amparo

Etec João Belarmino

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente e aos os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, os alunos produziram trabalhos com materiais inusitados e recicláveis, inspirados pelo estudo de fotografias e do documentário “Lixo Extraordinário”, de 2010, do artista plástico Vik Muniz. Na semana de 30 de maio a 3 de junho, esses e outros trabalhos ficam expostos na escola.

De 30 de maio a 3 de junho

Birigui

Etec Dr. Renato Cordeiro

A unidade programou quatro palestras, abertas à comunidade e englobadas sob o título “Uma só Terra: a vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Dia 30 de maio: “De Estocolmo aos ODS: a formação da agenda 2030”.

Dia 1º de junho: “Restauração da Mata Atlântica”.

Dia 2 de junho: “Produção agroecológica e soberania alimentar”.

Dia 3 de junho: “Educação ambiental para a sustentabilidade”.

Todas acontecem no auditório, a partir das 8 horas. A inscrição é feita no início de cada palestra.

De 30 de maio a 3 de junho

Hortolândia

Etec de Hortolândia

Em parceria com a prefeitura, a Etec fará a troca de equipamentos eletrônicos por adubo orgânico. Está prevista também a doação de mudas de palmeiras para quem quiser plantar uma árvore em sua calçada. A partir das 12 horas.

Dia 4 de junho

Igarapava

Etec Antonio Junqueira da Veiga

As palestras e rodas de conversa serão dirigidas aos alunos, enquanto algumas atividades abrem-se a toda a comunidade. Dia 6 de junho: Sustentabilidade Ambiental, palestra com a ambientalista Geovana Andrade, das 9 às 11 horas.

Apresentada no auditório, é destinada aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 7 de junho: rodas de conversa sobre conscientização ambiental, das 7 horas às 15h30, aberta a toda a comunidade escolar.

No dia 8 de junho, o plantio de mudas nativas, das 7 horas às 11h30, é uma atividade exclusiva para os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 9 de junho: Dia “D” da Conscientização Ambiental, das 13 horas às 15h30, para alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente.

No dia 10 de junho, também para esse grupo de estudantes, é a vez do cinema no auditório da Etec, das 9 horas às 11h.

No dia 11de junho, na Câmara Municipal de Igarapava, tem lugar a palestra “PMVA – Floresta Urbana/poda”, às 11 horas, aberta a toda a comunidade.

De 6 a 11 de junho

Jacareí

Etec Cônego José Bento

Além de organizar uma feira com produtos orgânicos e um brechó, a escola programou três palestra para a comemorar a Semana, sempre abertas ao público:

Dia 2 de junho: “O monitoramento das redes meteorológicas, hidrelétricas e assoreamento”, às 19h30.

Dia 3 de junho: “Alimentação saudável”, às 19h30.

Dia 4 de junho: “Licenciamento ambiental”, às 9h30.

De 2 a 4 de junho

Marília

Etec Antonio Devisate

Distribuição do Sabão Etecológico entre as comunidades assistenciais da cidade. O sabão é feito pelos alunos com óleo, produto altamente poluente, coletado por eles na escola e na comunidade. O Etecológico é 100% biodegradável.

Dia 6 de junho

Mauá

Etec Mauá

As turmas dos M-Tecs Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química estudarão o tema do aquecimento global a partir do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do político e ambientalista norteamericano Al Gore. A ideia é provocar a reflexão dos estudantes e estimular neles a busca por possíveis soluções.

As turmas do período noturno, modulares de Administração, Farmácia e Informática realizarão uma palestra sobre o meio ambiente. Os eventos começam às 7h30.

Dia 3 de junho

Mococa

Etec Francisco Garcia

São três dias de atividades e palestras. No dia 4 de junho, os alunos distribuirão sacolinhas de TNT no centro da cidade, a partir das 10 horas.

Dia 7 de junho acontece a palestra “O impacto do resíduo tecnológico na natureza” e, no dia 21 de junho, “A poluição provocada pelo óleo de cozinha e como corrigir este mal”. As palestras acontecem na quadra da unidade, em dois horários: 8h50 às 9h50 e das 10 horas às 11 horas.

De 4 a 21 de junho

Ourinhos

Etec Jacinto Ferreira de Sá

O “1º Meio Ambiente em Foco” apresenta cinco palestras na manhã do dia 9.

8 horas: “Uso de geotecnologias voltado ao meio-ambiente”.

9 horas: “O que fazer para termos segurança hídrica”.

10h10: “O papel da meliponicultora na conservação da biodiversidade e manutenção do meio ambiente.”

10h40: “Educação ambiental na defesa dos serviços ecossistêmicos”.

11h30: “Horta na escola – um espaço pedagógico e ambiental”.

Dia 9 de junho

Oswaldo Cruz

Etec Amin Jundi

O professor Éverton Henrique Gonçalez, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, profere a palestra “Ações locais que fazem a diferença”, dirigida aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e os concluintes dos Cursos Técnicos em Marketing, Farmácia, Enfermagem, Contabilidade e Logística. Os estudantes podem levar convidados. Às 19h30.

Dia 2 de junho

São Bernardo do Campo

Etec Lauro Gomes

A partir da oficina com palestras sobre o meio ambiente, que acontecem ao longo dia, tem início os trabalhos voltados às necessidades da escola com as seguintes pautas: área de convivência, coleta seletiva de lixo, noções de moda circular, compostagem e criação de horta. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Semana da Etec, em outubro.

Dia 11 de junho

São Manuel

Etec Dona Sebastiana de Barros

Todas as palestras e atividades são destinadas a estudantes entre 6 e 14 anos de toda a comunidade.

Os temas abordados nas palestras serão “Biodiversidade”, “Município sustentável” e “Gerenciamento de resíduos sólidos”. Estão entre as atividades a produção de mudas Panc’s, princípios da compostagem e mutirão de coleta de resíduos sólidos no bairro, além de peças de teatro.

É preciso agendar a participação pelo telefone (14) 3841-2288.

De 30 de maio a 3 de junho

São Paulo

Etec

São Mateus

Dia 2 de junho

13 horas: Apresentação do painel “A Importância de conhecer e cuidar do meio ambiente”.

16h horas: Abertura oficial do evento com dois debates – “Conhecer e cuidar do meio ambiente” e “O papel das Ongs ambientais”.

Participam os alunos do Novotec Meio Ambiente, do Etim Administração, Nutrição, Informática para a Internet e Segurança do Trabalho.

Dia 3 de junho

13 horas: Palestras “Gestão dos resíduos sólidos” e “Os 5Rs e sua Importância nas empresas”.

16 horas: Exibição de vídeos do Portal de Educação Ambiental. Para alunos do Novotec Meio Ambiente.

Dia 6 de junho

10 horas: Apresentação de peça sobre o papel de cada cidadão para a construção de um ambiente limpo e saudável (para a turma da manhã). Às 13h a peça é reapresentada para a turma da tarde.

11h30: Palestra “Marketing Verde”.

16h00 – Encerramento do evento com apresentação de musicais relacionadas com a preservação do meio ambiente.

De 2 a 6 de junho

Fatecs

Município

Unidade

Evento

Data

Jaú

Fatec Jahu

O projeto “Educando sobre as águas” conta com a parceria da ONG Mãe Natureza e oferece várias atrações – uma delas é a Unidade Móvel Fatec, um ônibus com ferramentas lúdicas e didáticas que facilitam a compreensão e a conscientização de crianças, jovens- e adultos em relação ao uso racional da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Os alunos do Curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos servirão de guia, atuando como facilitadores no entendimento. O programa Fatecológico deve realizar uma campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos. Posteriormente, eles serão destinados ao descarte adequado.

De 1 a 10 de junho

Mococa

Fatec Mococa

Sob a bandeira “Agro e meio ambiente juntos – uma noite de conversa sobre o agronegócio”, três convidados discorrem sobre o assunto: Thiago Factor, Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Unidade de Pesquisa de Mococa (UPD Mococa), Ademar Pereira – produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Caconde e um representante da Geotec – Engenharia Ambiental e Rural/ Consultoria Ambiental e Rural.

Às 19h30, no Auditório Industrial. Aberto aos alunos da unidade.