Etecanos conquistam 2,4 mil vagas em universidades públicas

Levantamento realizado pelo CPS em 110 escolas mostra que estudantes superaram desafios do ensino remoto

qua, 13/04/2022 - 11h18 | Do Portal do Governo

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) superaram os desafios do ensino remoto em 2020 e 2021 para se destacar nos processos seletivos de instituições públicas de Ensino Superior. Levantamento do Centro Paula Souza (CPS) aponta que jovens de 110 Etecs conquistaram 2.410 vagas em faculdades e universidades de diversas partes do País. Desse total, 1.894 foram admitidos em instituições paulistas e 516 em faculdades de outros estados ou instituições federais.

Um exemplo foi o ex-aluno da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, na Região de Campinas, Ettore de Camargo. Além do conteúdo do curso técnico de Logística integrado ao Ensino Médio, ele recorreu a videoaulas para estudar para os vestibulares. O resultado foi impressionante. Passou em Direito na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em uma das instituições de maior prestígio do Brasil, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). “Os professores da Etec eram muito bons e o conteúdo passado nas aulas estava presentes nas provas”, elogia.

Ex-aluna do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio da mesma Etec, Amanda Leopoldo conquistou duas vagas em cursos de Medicina. Uma na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e outra na USP. “Eu nunca imaginei que passaria em Medicina em uma universidade pública diretamente do Ensino Médio. Foi uma surpresa para mim e fiquei em choque por alguns momentos, mas a sensação de saber que não teria mais que fazer vestibular é impagável. A melhor parte foi contar para a minha família: é uma sensação inexplicável, você fica no céu por alguns minutos.”

Além de passar em primeiro lugar em Biologia na Ufscar, Kamila Silva, ex-aluna da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, conseguiu a sonhada “tríplice coroa”: passou em Farmácia na Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e USP. “Antes eu não achava que era capaz. Imaginava que, no máximo, iria passar em uma delas, mas, no fim, tudo deu certo”, relembra a estudante.

Outra que conquistou a desejada trinca foi Gabrielle Pereira. A ex-aluna da Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita, localizada na Região de Bauru, foi aprovada em Engenharia Elétrica na Unesp, Engenharia Mecânica na Unicamp e Engenharia Mecatrônica na USP. Além disso, passou em Sistemas para Internet na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu, de Jaú. Ela escolheu estudar na USP: “Como eu sempre tive facilidade em Exatas, queria uma Engenharia. Escolhi a Mecatrônica porque é um curso mais recente e muito amplo, que envolve mecânica, elétrica e programação. Acho que o mercado de trabalho para essa Engenharia é interessante”, ressalta.

Iago Comin, ex-aluno de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio da Etec Prof. Rodolpho José Del Guerra, de São José do Rio Pardo, foi o primeiro colocado em Matemática na USP. Ele também passou no mesmo curso na Ufscar, em Engenharia Elétrica na Unesp e Engenharia Civil na Unicamp.

Novos fatecanos

Em Cerquilho, alunos da Etec ficaram com as duas primeiras colocações no Vestibular para o curso superior de tecnologia de Manutenção Industrial no período da noite, na Fatec Tatuí, na Região de Sorocaba. Breno de Oliveira e João Morais foram aprovados em primeiro e segundo lugares no processo seletivo, respectivamente. Ambos cursaram o curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio.

Jovens de Etecs de diversas regiões do Estado mostraram que confiam na qualidade do ensino das Fatecs, que foram as faculdades com maior número de estudantes aprovados: 722. Além disso, 87 alunos entraram nas Fatecs neste primeiro semestre pela Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), modalidade que permite concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem a necessidade de passar pelo processo seletivo para entrar na faculdade.

Confira no site do CPS as vagas conquistadas por estudantes de Etecs.