Etec Zona Leste vence o Pense Grande Digital com projeto de coleta de lixo

No final da competição, estudantes apresentaram aplicativo que conecta quem descarta o lixo com empresas e prestadores de serviço de coleta

seg, 20/12/2021 - 14h05 | Do Portal do Governo

Com um projeto de aplicativo para facilitar a coleta de lixo em bairros periféricos, um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Zona Leste, localizada na Capital, venceu o segundo Demoday Virtual do Pense Grande Digital. A final da competição, realizada por meio de parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Fundação Telefônica Vivo e consultoria da Impact Hub, reuniu as cinco melhores equipes de forma remota – ao todo, foram inscritos 80 projetos de 35 Etecs.

Durante as três etapas da disputa, que começou em maio, também foram formados cerca de 80 educadores como multiplicadores da metodologia Pense Grande, que se apoia nos pilares empreendedorismo, comunidade e tecnologia para fomentar o desenvolvimento de negócios que gerem impacto social positivo.

Os cinco grupos finalistas foram selecionados para expor seus projetos no Demoday, no formato pitch: apresentação breve a respeito de um produto, serviço ou organização para despertar o interesse de possíveis investidores e parceiros. A capacitação dos educadores e a mentoria dos projetos também foram feitas totalmente online.

Formado por Brenda Coimbra, Fellipe Rodrigues, Hugo Souza, Lucas Pacheco e Yasmin Soares, o grupo da Etec Zona Leste apresentou o projeto Ecobairro, um aplicativo que conecta quem precisa fazer o descarte correto de lixo com prestadores de serviço e empresas de coleta.

A ideia é contribuir com o meio ambiente, atingindo principalmente bairros periféricos, nos quais o descarte incorreto de lixo é um problema, e gerar renda para coletores. “Os alunos se sentem motivados ao abordar problemas reais e pensar em soluções para situações do dia a dia”, avalia o professor da Etec, Erick Figueroa, que orientou o projeto ao lado de seu colega Renilson do Nascimento.

Veja a descrição dos cinco projetos finalistas no site.