Etec vence final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Pelo 2º ano seguido, Etec Irmã Agostina, da capital, garante lugar na disputa internacional, na Suécia, com finalistas de outros 30 países

seg, 08/06/2020 - 20h18 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, da capital, vai representar o Brasil na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo após vencer a etapa nacional da competição. A apresentação final dos projetos ocorreu na sexta-feira (5), pela plataforma digital da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), organizadora do evento.

O trabalho vencedor foi Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja para tratamento de efluentes líquidos, desenvolvido pelos alunos Daniel Santos e Iago Martins, do curso técnico em Química. Eles identificaram na casca da fruta uma substância (pectina) que se mostrou capaz de substituir o produto tóxico que geralmente é aplicado para eliminar a turbidez da água. A etapa internacional do prêmio está programada para agosto, durante a Semana Internacional da Água, na capital da Suécia.

O professor e orientador do projeto, Alexandre Barros, afirma que a conquista dos estudantes reforça a importância da educação pública de qualidade. “O prêmio dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica das Etecs e principalmente aos professores da unidade Irmã Agostina. Existe um esforço diário de construção do conhecimento junto aos alunos e esse reconhecimento é recompensador para todos”, afirma.

Para o estudante Iago Martins, o resultado do prêmio evidencia o alto nível técnico, a qualidade de ensino e infraestrutura das Etecs. “Além de ser uma credencial para um futuro processo seletivo de emprego ou em algum projeto de pesquisa”, diz.

A Etec Irmã Agostina está construindo uma trajetória na premiação. Neste ano, a escola participou da final com dois projetos. Em 2019, a unidade também foi a vencedora da final nacional e representou o País na etapa internacional da competição.

Quesitos

Os finalistas da edição de 2020 participaram de dois processos de avaliação: a sabatina com os jurados, realizada no dia 30 de maio, e a apresentação final, com transmissão ao vivo pela internet. Na última fase foram avaliados os quesitos relevância do tema, criatividade, metodologia, conhecimento do assunto, habilidades práticas, apresentação e qualidade do relatório.

O coordenador do evento, o tecnólogo Álvaro Diogo, destacou o alto nível dos trabalhos e afirmou que a diferença de pontos entre os cinco finalistas foi pequena. “Um dos destaques desta edição foi a significativa participação das mulheres e isso reitera a tendência da presença feminina na Ciência”, constata.

Participantes

As unidades do Centro Paula Souza (CPS) concorreram à final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com três projetos de alunos que apresentaram propostas para a crise mundial da água. Além do vencedor, a Etec Irmã Agostina esteve representada na final nacional com o trabalho Desenvolvimento de micropartículas magnéticas associadas à quitosana reticulada para recuperação de íons Ni2 + de efluentes industriais, dos estudantes Marcos Vinícius Caetano e Victória Cavalcante, com orientação do professor Klauss Engelmann.

Outro finalista do CPS na premiação foi a Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, com o estudo Redução da toxidade de efluentes de curtumes até atingir a condição de água potável, desenvolvido pelas alunas Rafaela Celestino e Tassiany Schatz e coordenado pela professora Joana D’Arc Félix.