Etec Santa Ifigênia sedia workshop com chef italiano estrelado

Prestigiado com três estrelas Michelin, Bobo Cerea apresentará receitas exclusivas; cozinheiros do Bom Prato vão participar do evento

qui, 17/10/2019 - 19h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Chef italiano Bobo Cerea

A Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia recebe nesta sexta-feira (18) uma oficina gastronômica do renomado chef italiano Bobo Cerea, prestigiado com três estrelas pelo Guia Michelin. Responsável pelos pratos do restaurante Da Vittorio, um dos mais tradicionais da Itália, localizado na cidade de Bergamo, ele ensinará receitas exclusivas no evento que antecede a 8ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, em São Paulo.

Cerca de um terço dos participantes da oficina é composto por merendeiras de escolas estaduais, cozinheiros do Bom Prato e professores do Centro Paula Souza (CPS), beneficiados por uma parceria entre o Consulado Geral da Itália e o Governo do Estado.

O workshop conta com três módulos sobre diferentes técnicas de cozinha mediterrânea desenvolvidas pelo chef: Risotto mantecato (risoto amantegado ao pesto, acompanhado por creme de tomate cru e burrata), Ravioli del plin (ravioli del plin, que significa beliscão em português, com queijo pecorino romano e milho) e Baccalà mantecato (bacalhau amantegado, alho branco e merengue de limão). Confira o site saboresdaitalia.com.br.

Semana italiana

Entre os dias dias 21 e 27 de outubro, a Capital será palco de uma jornada pelos sabores da culinária local das vinte regiões da Itália. Durante a oitava edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, vinte restaurantes paulistanos recebem um chef italiano de cada uma dessas localidades.

Eles contarão com o auxílio de alunos do curso técnico de Cozinha das Etecs, que atuarão como estagiários para dar todo o apoio necessário aos chefs na preparação de menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa. Serão utilizados produtos e receitas da região representada. Saiba mais: settimanacucinaitaliana.com.

Concurso de risotos

A próxima semana também será marcada pela etapa final do concurso CPS & Icif : O risoto que te leva para a Itália. Resultado de uma parceria do Centro Paula Souza com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), a iniciativa oferece uma bolsa de estudos na região de Piemonte para o professor de Etec que apresentar a melhor receita do tradicional prato italiano. A final do concurso será na segunda-feira (21), a partir das 10 horas, na Etec Santa Ifigênia. Os seis finalistas serão avaliados a partir de critérios como originalidade, simplicidade na execução e clareza da receita.