Etec participa de final do Desafio RobotChallenge

Das 16 equipes finalistas, quatro são de estudantes do curso técnico de Mecatrônica de unidade da zona norte da capital

sex, 17/07/2020 - 18h31 | Do Portal do Governo

A votação para a escolha do vencedor do Desafio RobotChallenge, que propôs a criação de coreografias para o robô YuMi, já está disponível pela internet. Estão na disputa quatro projetos da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Horácio Augusto da Silveira, na zona norte da capital. As propostas podem ser conferidas pelas redes sociais da competição. No total, são 16 equipes finalistas.

As equipes Belhores, Vision, MEXATRONICOS e Fire Fox são formadas por estudantes do curso técnico de Mecatrônica. Para o professor Oswaldo Veglione, o desafio é uma experiência rica para os alunos porque proporciona a oportunidade de usar o conhecimento em robótica para solucionar problemas.

“Os estudantes tiveram contato com essa tecnologia fora do ambiente acadêmico e isso complementa o aprendizado técnico. A competição estimulou também competências socioemocionais, como trabalho em equipe, criatividade, ética e capacidade de lidar com situações novas”, explica.

Outros professores envolvidos na competição, dando suporte às equipes da Etec, são Alexandre Messias da Silva, José Augusto Trovato Junior e Ailton Fernandes Costa.

Para participar do Desafio, os inscritos tiveram de assistir a oito videoaulas e baixar o software RobotStudio para programarem a dança do robô. Escolas das redes pública e privada de todo País inscreveram um total de 110 projetos no RobotChallenge.

Robô pop

Desenvolvido pela empresa de engenharia e automação ABB, o YuMi foi criado em 2015 para atender demandas da indústria 4.0 e colaborar com o aumento da produtividade e segurança na linha de produção. Pelo ineditismo e inovação, o robô ganhou empatia e participou de eventos com líderes mundiais onde interagiu, por exemplo, com a chanceler alemã Angela Merkel e com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Além de dançar, o YuMi foi programado também para ser regente e se apresentou junto com Andrea Bocelli, em Pisa, na Itália. Para conhecer o robô pop, acesse as redes sociais do desafio e vote na melhor coreografia.