Etec de São José do Rio Preto recebe 1º Festival Literário

Com entrada gratuita, evento nesta sexta-feira (13) terá palestras e atividades lúdicas sem necessidade de inscrição prévia

qui, 13/09/2018 - 16h16 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (14), a Escola Técnica Estadual (Etec) Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto, promove a primeira edição de seu Festival Literário. O evento é gratuito e aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

A programação começa às 7h30 e segue até as 15 horas, com palestras, bate-papos, contação de histórias e troca de livros, entre outras atividades. O intuito do festival é incentivar o hábito de leitura entre os alunos, afirma o diretor da Etec, Willians Pizolato.

“Nosso objetivo é aumentar o nível de leitura e interpretação de texto dos jovens, em um ambiente que oferece exercícios dinâmicos que complementam a ação de ler um livro”, diz.

No período da manhã, está programada a palestra Fazenda vai à escola, em parceria com a Secretaria da Fazenda do município, que irá abordar educação fiscal e cidadania. Haverá também montagem de um varal de poemas, poesias e frases, troca e doação de livros e construção de uma “árvore dos desejos”, feita de materiais reutilizados.

Estão previstas, ainda, duas contações especiais de história, em inglês e espanhol. Durante o Festival, o educador Valdir Gusmão lançará o livro Este Não é o Meu Lugar, que fala sobre suicídio e apoio a pessoas com depressão.

Troca de experiência

O 1º Festival Literário terá também a participação da dupla Mandingueiras da Pracinha, que contará histórias usando capoeira, música e objetos artesanais, destacando o protagonismo da mulher. Essa atividade terá a participação de idosos do Lar Esperança, visando promover a conversa e troca de experiências entre gerações.

Escolhido pelos alunos como palestrante, o escritor Júlio Emílio Braz participa do evento. Ele é autor de obras voltadas ao público infanto-juvenil como ‘Esperando os Cabeças Amarelas’, ‘Saguairu’ (vencedor do Prêmio Jabuti em 1989), ‘Uma Pequena História de Natal’ e ‘Anjos no Aquário’.

Os visitantes do Festival poderão ainda pintar tambores de coleta seletiva e participar de uma palestra sobre reciclagem, graças à parceria da Etec com a Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto (Cooperlagos).