Etec de Atibaia lança aplicativo com vagas de emprego na cidade

Versão de lançamento está disponível para download e código aberto permite que interessados repitam a iniciativa

sáb, 20/05/2017 - 11h03 | Do Portal do Governo

Um aplicativo para reunir as oportunidades de emprego do município de Atibaia acaba de ser lançado pela Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmine Biagio Tundisi. Pensado para solucionar as dificuldades dos estudantes em busca de um posto de trabalho, o programa para celular foi desenvolvido pelo professor Anderson Luiz de Oliveira, com o apoio dos estudantes do curso técnico de Informática.

Para o docente, o aplicativo vai ao encontro de uma demanda da comunidade. “Ouvia os alunos comentando que entravam em diversos sites para procurar empregos. Com o Vagas Atibaia, todas as ofertas estão reunidas no mesmo lugar”, explica o educador. Depois de estudar a viabilidade da iniciativa, o professor buscou parcerias com os principais canais de empregos.

Parceria
Um dos parceiros é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), administrado pela prefeitura. Todas as vagas divulgadas pelo PAT são reproduzidas no aplicativo. Além disso, o programa informa sobre cursos gratuitos para quem quer aprimorar os conhecimentos e aumentar as chances profissionais. Uma seção é dedicada a apresentar os cursos da Etec e o período de inscrição dos processos seletivos.

O projeto foi desenvolvido sem custos, por meio de softwares disponibilizados pela parceria entre o Centro Paula Souza e a Microsoft. O programa está disponível para download gratuito na loja de aplicativos para o sistema operacional Android.

“Esperamos que o aplicativo facilite bastante o caminho do cidadão que procura um emprego”, ressalta o professor Anderson Luiz de Oliveira. “Queremos mostrar, ainda, que a Etec também existe para melhorar a qualificação dos candidatos”, acrescenta.

Intuitivo
Para que a ideia possa ser reproduzida por outras escolas ou municípios que não ofereçam o serviço, o docente também liberou na internet o código-fonte do aplicativo. De modo a atender diversos públicos, o dispositivo foi concebido para ser intuitivo, com apenas cinco menus e uso reduzido de memória.

O programa Vagas Atibaia está em teste pelos alunos, que já propuseram aperfeiçoamentos para as próximas versões. O lançamento pode ser obtido no Google Play Store.