Etec de Araras sedia campanha para doação de sangue neste sábado (6)

Coleta será realizada em parceria com a prefeitura do município e com o Hemocentro da Unicamp

sex, 05/02/2021 - 16h31 | Do Portal do Governo

O ano letivo começa com uma grande ação solidária na Escola Técnica Estadual (Etec) Pref. Alberto Feres, localizada em Araras. Neste sábado (6), a partir das 9 horas, a unidade recebe a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2021, realizada em parceria com a prefeitura do município e com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos no mínimo, estar descansado e alimentado, entre outros requisitos. Também existem regras específicas para pessoas que já tenham sido imunizadas contra Covid-19 – veja mais informações aqui.

“Além de conscientizar os estudantes sobre a importância de manter os estoques dos hemocentros abastecidos, nossa participação nas campanhas ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos, como empatia, cidadania e solidariedade”, avalia a professora do curso técnico de Enfermagem da Etec, Rosemeire Perinotto.

De acordo com o coordenador da campanha, Salvador Fabrício Júnior, no ano passado foram coletadas 722 bolsas em seis ações realizadas na Etec. Entre os mais de 900 doadores que se apresentaram voluntariamente, 315 doavam pela primeira vez. A expectativa é coletar cerca de 150 bolsas neste sábado.

“A colaboração da escola é fundamental para o resultado. Além de muito tradicional e bem localizada, a Etec nos oferece estrutura adequada para atender a população”, afirma Fabrício.

O material coletado será direcionado ao Hemocentro da Unicamp, que fará a redistribuição para hospitais da região.