Etec Bebedouro tem cursos de Informática e Manutenção de Computadores

Formações gratuitas têm turma para pessoas a partir de 60 anos; inscrições estão abertas até 6 de setembro na secretaria da unidade

sex, 24/08/2018 - 11h33 | Do Portal do Governo

Até 6 de setembro estão abertas as inscrições para cursos livres gratuitos de Informática Básica e Manutenção de Computadores na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Ídio Zucchi, em Bebedouro, na região de Barretos. As formações fazem parte do projeto Etec Comunidade (Etecom), promovido pela unidade desde 2006.

Com oferta de 40 vagas, divididas em duas turmas, uma delas exclusiva para pessoas a partir de 60 anos, o curso de Informática Básica apresenta os principais softwares do mercado e noções de acesso à internet. Outras 20 vagas são destinadas à Manutenção de Computadores, direcionado ao reparo e troca de peças nos equipamentos.

As aulas serão ministradas aos sábados, por estudantes da Etec. “Capacitamos nossos alunos para se tornarem monitores, incentivando o senso de responsabilidade e profissionalismo”, explica um dos professores responsáveis pelo Etecom, Rodrigo Campos. “Procuramos também estimular nestes jovens o senso de colaboração no desenvolvimento de competências técnicas e pessoais”, complementa.

Como contrapartida para inscrição em um dos cursos gratuitos, a direção da Etec solicita doação de 5 quilos de ração para cães ou 2,5 quilos de ração para gatos. Os donativos serão encaminhados para uma ONG de Bebedouro que cuida de animais abandonados.

Lixo eletrônico

Além de promover inclusão digital e inserção profissional, o Etecom tem foco ambiental. As máquinas utilizadas no curso de Manutenção de Computadores são doadas por empresas e pela população.

As que apresentarem boas condições após os reparos são entregues a instituições que desenvolvem projetos sociais em todo o Estado. As peças e componentes daquelas que não podem ser aproveitadas são separados e encaminhados para descarte adequado. O curso foi viabilizado por meio de parceria com a empresa ASC/Credicitrus.