Estado inaugura postos do Poupatempo em Ibaté, Ibitinga e Matão

Com modelo de atendimento mais moderno e integrado ao Detran.SP, unidades devem beneficiar cerca de 200 mil habitantes 

qui, 09/12/2021 - 17h50 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (9), o Governo de São Paulo inaugurou mais três unidades do Poupatempo, na Região Central do Estado. Os novos postos, nas cidades de Ibaté, Ibitinga e Matão, são modernos, compactos e integrados ao Detran.SP, beneficiando uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. Juntas, as unidades possuem investimento de R$ 450 mil pelo Estado e têm capacidade para realizar cerca de 500 atendimentos por dia.

“A chegada do Poupatempo aos municípios de Ibaté, Ibitinga e Matão significa mais cidadania e praticidade para a população. Os postos são modernos e equipados para prestar serviços diversos, com eficiência e agilidade”, destaca o Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

Os cidadãos que precisam realizar serviços presenciais devem agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é obrigatório em todos os postos.

“A implantação das novas unidades do Poupatempo é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo de São Paulo e as prefeituras, com o objetivo de levar prestação de serviços públicos de qualidade para cada vez mais perto da população. Os postos inaugurados possuem equipe treinada e atendimento com foco no digital, um modelo moderno que visa facilitar a vida das pessoas”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo.

Os novos postos do Poupatempo fazem parte das 111 unidades já autorizadas pelo Governo de São Paulo no plano de expansão do programa, das quais 15 estão em operação. Em Matão, Ibaté e Ibitinga serão oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, intenção de matrícula escolar, investigação e reconhecimento de paternidade, além de alguns serviços oferecidos pelo município.

As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa. Atualmente, são quase 170 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens de autoatendimento –, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.

“O Poupatempo e o Detran.SP possuem uma sólida parceria para corresponder aos anseios dos cidadãos que procuram por comodidade e agilidade nos serviços. Esse atendimento integrado reúne opções de diversos órgãos e permite que a população resolva tudo em um único local”, explica Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.