Estado de SP intensifica ações contra Tuberculose

Municípios farão busca ativa em unidades de saúde e sistema prisional para quebrar a cadeia de transmissão da doença

sex, 17/03/2023 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, nesta sexta-feira (17) até o dia 31 de março, o incentivo aos municípios para a realização e adesão à Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose. As ações serão realizadas nas Unidades de Saúde e Sistema Prisional de todo o Estado, com foco em quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Os municípios aplicarão um interrogatório sobre tosse para a identificação de sintomáticos respiratórios e, também, a realização de baciloscopia ou teste rápido molecular para Tuberculose (TRM-TB).

“É muito importante a colaboração dos municípios nessas ações para que possamos quebrar a transmissão entre a população, principalmente as mais vulneráveis. Por mais que, neste momento, os casos indiquem uma estabilidade, se comparado com o ano passado, a tuberculose pode evoluir rapidamente para casos mais graves”, disse Giovanna Mariah Orlandi, diretora da Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo.

Em 2022, durante todo o ano, 18.654 casos novos de Tuberculose foram confirmados em todo o Estado, sendo 2.984 casos novos entre janeiro e fevereiro. Em 2023, também nos dois primeiros meses, 2.777 casos novos já foram confirmados em São Paulo.

Os principais sintomas que podem indicar um quadro de tuberculose são: tosse persistente seca ou produtiva que pode ou não acompanhar febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Ao identificar um ou mais desses sintomas, o munícipe pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais equipamentos de atenção primária ou pronto atendimento.

Vacinação

A vacina BCG está disponível em toda rede a pública para população de até 4 anos de idade, conforme Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde. A taxa de cobertura vacinal atual em todo o Estado é de 79,3% e a meta é de 90%.

A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção do indivíduo e da população como um todo.