Estado de SP inicia obras das casas para desabrigados no Litoral Norte

Máquinas começaram nesta quinta-feira (23) os trabalhos para construção de dois condomínios em São Sebastião

qui, 23/03/2023 - 17h25 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Nesta manhã, as máquinas já chegaram aos terrenos em São Sebastião para o início dos trabalhos

O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (23) a construção de 704 moradias no Litoral Norte. As residências vão abrigar famílias que foram desalojadas pelas fortes chuvas e consequentes deslizamentos que atingiram a região durante o Carnaval. Nesta manhã, as máquinas já chegaram aos terrenos em São Sebastião para o início dos trabalhos. O investimento será de R$ 93,3 milhões.

A primeira etapa das obras será voltada à parte de infraestrutura. Com essa fase vencida, as casas e apartamentos nas duas cidades devem ser entregues aos moradores em até 150 dias.

Além disso, serão erguidas 72 casas da primeira etapa da chamada Vila de Passagem com prazo previsto de 30 até 50 dias. As unidades serão destinadas, em caráter emergencial, ao atendimento de moradores de áreas de risco afetados e famílias que perderam suas casas em razão das chuvas intensas.

“Vamos transformar a tragédia de São Sebastião em um exemplo a ser replicado na questão da prevenção e de respostas de curto prazo em situações extremas”, reforçou o governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (22).

Os empreendimentos Baleia Verde I e II e Maresias I serão construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em duas etapas. Na primeira, será feita a urbanização dos lotes com pavimentação e implantação da infraestrutura básica. Já a segunda etapa consistirá na edificação das unidades.

São 518 residências no bairro Baleia Verde, em São Sebastião. Elas serão edificadas em terrenos que somam 39,3 mil m², em áreas desapropriadas pelo Estado. Outras 186 unidades habitacionais (UHs) serão erguidas em Maresias, em uma área de cerca de 12 mil m², cedida pela Prefeitura local.

Lares provisórios

A construção da primeira etapa da Vila de Passagem, no bairro Topolândia, também começou nesta manhã. Ao todo, serão construídas 144 casas. As moradias serão destinadas aos mais de mil desabrigados que, atualmente, estão acomodados na rede hoteleira da região.

Além da Vila de Passagem da Topolândia, as famílias já começaram a ser transferidas para os 300 apartamentos do Condomínio Quaresmeiras, em Bertioga. No momento, 58 famílias já estão abrigadas no empreendimento. Para apoiar na transferência destas famílias já foram doados 170 fogões, 170 geladeiras, 85 micro-ondas e 300 colchões. Os desabrigados permanecerão nessas habitações até que as moradias definitivas em São Sebastião e Maresias sejam entregues.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) trabalha ainda em estudo para a construção de novos empreendimentos no Litoral para combater o déficit habitacional, com ênfase nas áreas de risco.