Estado de São Paulo inaugura oficina de corte e costura para 400 presas

Projeto de capacitação para futura reinserção no mercado de trabalho é fruto de parceria entre SAP e Ministério da Justiça

ter, 28/03/2023 - 10h10 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação SAP
Iniciativa contribui para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) começa, nesta terça-feira (28), a oficina de corte e costura industrial da Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí.

A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em 100 dias, essa será a quinta oficina entregue pela SAP aos presídios paulistas.

A formação especializada permitirá a utilização das oficinas para a fabricação de roupas e materiais têxtil, gerando vagas de trabalho nas unidades prisionais. Além disso, será importante para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados.

Ao todo, 28 turmas serão formadas durante os módulos teóricos e práticos do curso de corte e costura, com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios, como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário.

O convênio firmado entre os poderes estadual e federal prevê a instalação de 20 oficinas em unidades prisionais de São Paulo, sendo cinco de corte e costura industrial. Além da penitenciária de Pirajuí, as unidades prisionais de Araraquara, Mogi Guaçu, Andradina e São José de Rio Preto também já receberam as instalações das oficinas em 2023.