Estado autoriza mais cinco unidades do Poupatempo para a região de Campinas

Postos beneficiarão mais de 150 mil habitantes nos municípios de Brotas, Iracemápolis, Rio das Pedras, Santa Gertrudes e São Pedro

ter, 14/12/2021 - 15h56 | Do Portal do Governo

Durante o evento RetomaSP, realizado nesta terça-feira (14) em Piracicaba, o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, autorizou a implantação de cinco novos postos do Poupatempo pata a região administrativa de Campinas. As unidades serão instaladas nas cidades de Brotas, Iracemápolis, São Pedro, Santa Gertrudes e Rio das Pedras unidades, beneficiando seus mais de 150 mil habitantes.

Com isso, já são 126 postos autorizados no plano de expansão do Poupatempo, que prevê instalações mais compactas e com foco no digital.

“As novas unidades do Poupatempo trarão praticidade para mais de 150 mil pessoas, que passarão a contar com a comodidade de ter um posto em seus municípios. No Poupatempo, o cidadão resolve demandas de diversos órgãos em um só lugar”, afirmou Rodrigo Garcia.

Os novos postos terão investimento total de R$ 650 mil pelo Estado e capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia em cada um deles. A viabilização dos projetos será feita por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

Com os anúncios, a região de Campinas chega a 25 postos do Poupatempo. Já foram anunciadas anteriormente unidades nas cidades de São José do Rio Pardo, Capivari, Itupeva, Várzea Paulista, Vargem Grande do Sul, Vinhedo, Pirassununga, Itapira e Espírito Santo do Pinhal.

“O programa Poupatempo tem investido na ampliação da capilaridade dos postos, para atendimentos presenciais, e também em tecnologia para oferecer cada vez mais serviços digitais, que atualmente já são cerca de 170 opções. A ideia é levar atendimento de excelência ao cidadão, onde ele estiver”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

 Das 126 unidades anunciadas pela administração estadual até o momento, 15 estão em operação, nas cidades de Atibaia, Caçapava, Capão Bonito, Cerquilho, Ferraz de Vasconcelos, Ibaté, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itatinga, Junqueirópolis, Matão, Neves Paulista, Porto Ferreira e Ubatuba. As demais, seguem em fase de implantação, em parceria com as prefeituras.

Desde o início da gestão, 26 novos postos já funcionam com a nova estrutura do Poupatempo. Além dos que operam desde abril deste ano, há unidades mais modernas nos municípios de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré, além de uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.

“Quem ganha com a parceria de sucesso entre Detran.SP e Poupatempo é a população. Com o atendimento integrado, os processos são ainda mais ágeis”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Diretor-Presidente do Detran.SP.

Além disso, no evento, também foram distribuídos cartões de programas vinculados ao Bolsa do Povo. O Bolsa do Povo dispõe de quase 3,3 mil beneficiários em Piracicaba. Operacionalizado pela Prodesp, o programa unifica ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes aos beneficiários.

A Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são cerca de 170 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2022, o objetivo é chegar a 240 serviços digitais.