Estado assina protocolo de intenção para a gestão de resíduos sólidos na região do ABC

Formalização de parceria ocorreu nesta segunda-feira (31), durante o Encontro Paulista dos Consórcios Públicos

ter, 01/09/2020 - 19h30 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, e o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (CIGABC) e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, assinaram nesta segunda-feira (31), um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver a cooperação técnica para a gestão de resíduos sólidos.

A assinatura ocorreu durante o Encontro Paulista dos Consórcios Públicos, evento realizado por meio de videoconferência e que teve como tema “O Futuro dos Consórcios no Pós-Pandemia”.

Durante o encontro, Maranhão destacou a atuação de Penido na condução da implementação da política de resíduos e elogiou a recente aprovação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) do processo de licenciamento ambiental da Usina de Recuperação Energética (URE) em Mauá.

“Depois de 30 anos de existência do Consórcio, vamos ganhar esse presente, uma usina com tecnologia alemã, uma unidade inovadora para o país, que estará dentre as maiores do mundo”, afirmou.

“É um compromisso da nossa gestão, que agora consta na administração com a incorporação do tema de resíduos sólidos no Plano Plurianual. Esse é o nono protocolo que assinamos, além de um que reativamos, totalizando dez protocolos vigentes. Os acordos agregam parceiros nesse esforço conjunto de gente séria, obstinada em melhorar a qualidade de vida da população. Somente de maneira sinérgica vamos fazer frente aos desafios que a pandemia nos colocou”, disse Penido.

Parcerias

O documento firmado prevê parcerias que contemplam encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, capacitação, programas e ações de assistência técnica para a implantação das determinações das Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos.

Participaram do evento representantes de administrações municipais, entidades regionais e nacionais. O protocolo foi viabilizado pelos coordenadores do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde e Ivan Mello.

O encontro contou ainda com a participação do presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, e do subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional, Fabio Hideki Ono, além de técnicos do Sebrae-SP, Desenvolve SP e Investe SP.