Estações Guaianases e Jardim Helena terão vacinação contra febre amarela

Ação acontecerá entre os dias 2 e 4 de janeiro; para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação

sex, 28/12/2018 - 10h44 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, as estações Guaianases (Linha 11-Coral) e Jardim Helena (Linha 12-Safira) receberão a campanha de vacinação contra a febre amarela.

Em Guaianases, os usuários poderão se proteger contra a doença na sexta-feira (4), das 10h às 15h. Já na Estação Jardim Helena, a ação acontecerá de quarta (2) a sexta-feira (4), das 10h às 15h.

Para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação e, se houver, a caderneta de vacinação atualizada.

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza.

A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. Entretanto, cerca de 15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa, os sintomas podem incluir febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.