Estações da Linha 11 Coral realizam teste rápidos de Sífilis e HIV

Ação será realizada nas estações Ferraz de Vasconcelos e Antonio Gianetti Neto, entre 9h e 15h, para diagnósticos e conscientização

sex, 30/11/2018 - 17h08 | Do Portal do Governo

Neste sábado (1º), os usuários que passarem pelas Estações Ferraz de Vasconcelos e Antonio Gianetti Neto, que atendem à Linha 11-Coral, poderão realizar testes gratuitos de HIV e Sífilis, entre 9h e 15h.

O objetivo é diagnosticar as doenças e conscientizar a população acerca da prevenção. Os testes são realizados em duas etapas, primeiro o usuário passará por uma triagem, preenchendo uma ficha. Em seguida, o exame será realizado a partir de uma gota de sangue colhida do dedo.

O resultado pode ser conferido na hora e caso seja positivo, o encaminhamento para a realização de tratamento no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) é feito imediatamente. Além disso, estarão disponíveis folders com informações preventivas e preservativos.

É importante ressaltar que a Sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser curada, enquanto o HIV não tem cura, mas o tratamento com medicamentos pode reduzir a progressão da doença. Ambas são transmitidas, geralmente, pelo contato sexual.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a Sífilis adquirida (que ocorre em adultos) aumentou 27,9% entre 2015 e 2016. No caso do HIV, entre 2007 e 2018, foram notificados mais de 247 mil casos.

Ações de Saúde e Bem-estar

 Promovida pela Prefeitura de Ferra de Vasconcelos, a ação faz parte do projeto “Fique Sabendo” da Secretaria de Saúde e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.