Estação Vila Aurora tem vacinação contra febre amarela

Ação acontece nesta sexta-feira (3), das 9h às 16h, e oferece a usuários da Linha 7-Rubi a imunização gratuita contra a doença

qui, 02/05/2019 - 15h17 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (3), os passageiros que utilizarem a Estação Vila Aurora, que atende a Linha 7-Rubi, poderão se imunizar gratuitamente contra a febre amarela. A ação acontece das 9h às 16h e, para participar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e, se houver, a caderneta de vacinação atualizada.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos infectados com o vírus. Nas áreas urbanas, a transmissão é intensificada pela picada do Aedes aegypti, que costuma ter maior proliferação entre os meses de dezembro e maio, devido ao aumento da temperatura.

Os principais sintomas incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após o aparecimento dos sintomas iniciais.

Entretanto, cerca de 15% desenvolvem a forma mais grave da doença, podendo apresentar hemorragia, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

A vacina é o principal meio de prevenção contra a doença. Desde o final do ano, a campanha vem somando resultados positivos em cada estação que passa. A ação conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.